Arroz Integral Germinado com Lentilhas Germinadas

Ingredientes

1 xícara (chá) de lentilha germinada
3 xícaras (chá) água (fria)
2 colheres (sopa) de óleo vegetal de soja
2 dentes de alho picado
1 xícara (chá) de arroz cateto integral germinado
1 xícara (chá) de água (fervente)
1 xícara (chá) de caldo do cozimento da lentilha (reservado)
sal marinho à gosto

Preparo

Em uma panela, coloque as lentilhas germinadas e três xícaras de água (fria). Ligue o fogo a nível médio e conte 30 minutos; quando começar a ferver baixe o fogo. Durante o cozimento das lentilhas, prove-as para verificar o cozimento. Escorra as lentilhas (mas reserve uma xícara (chá) do caldo).

Noutra panela, refogue o alho no óleo. Junte o arroz integral germinado e refogue até ficar bem dourado. Adicione a água, a lentilha cozida e o caldo reservado, misture e deixe cozinhar. Temperar com sal marinho. Está pronto pra servir.

Rendimento: 4 porções
Valor calórico por porção: 296kcal

A lentilha germinada é fonte de fibra solúvel, que auxilia na prevenção e controle do diabetes e do colesterol; causa saciedade, reduzindo o apetite. Além de possuir maior concentração de proteínas biodisponíveis.

No arroz integral germinado há ativação de GABA (ácido gama-aminobutírico), um neurotransmissor envolvido com os processos de ansiedade que funciona como um agente calmante natural do cérebro, melhora a qualidade do sono, diminui a ansiedade, pressão arterial.

Fonte: Flávia Figueiredo – Nutricionista da rede Mundo Verde.

Arroz Integral Germinado com Lentilhas Germinadas

Arroz Integral Germinado com Lentilhas Germinadas