Matas Ciliares _ projeto de recuperação e concurso fotográfico

Mata Ciliar é a vegetação localizada às margens dos rios, ribeirões, córregos, lagos, lagoas, represas e nascentes. O nome mata ciliar é dado a essa vegetação porque ela protege os rios assim como os cílios protegem os olhos.

As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as águas e o solo, reduzindo o assoreamento de rios, lagos e represas e impedindo o aporte de poluentes para o meio aquático. Formam, além disso, corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade; fornecem alimento e abrigo para a fauna; constituem barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura; e, durante seu crescimento, absorvem e fixam dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas que afetam o planeta.

O Estado de São Paulo desenvolve, desde 2005, o Projeto de Recuperação de Matas Ciliares, que se iniciou na parceria com o Global Environment Facility (GEF) do Banco Mundial, e agregou outras importantes ações e parcerias, tornando-se um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos da atual gestão da Secretaria do Meio Ambiente. Seu objetivo é desenvolver instrumentos e estratégias para viabilizar programas de recuperação de matas ciliares e outras iniciativas similares, com abrangência estadual e de longo prazo.

Concurso premia fotos de matas ciliares

Estão abertas as inscrições para o concurso Matas Ciliares através de um Click, organizado peloConsórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no Estado de São Paulo. Seu o objetivo é despertar a importância de preservação das florestas, especialmente as matas ciliares que mantêm e aumentam a disponibilidade hídrica para a população, indústria e a agricultura.

Serão premiadas as melhores fotografias de matas ciliares do Brasil ou qualquer outro país. O concurso é dividido em duas categorias:
– fotos tiradas de rios das bacias Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí e
– fotos das demais regiões.

O primeiro colocado de cada categoria ganhará uma câmera fotográfica profissional modelo Nikon D3100 e uma viagem com acompanhante para Bonito/MS. Os segundos colocados receberão uma câmera Sony Alpha 290 e os terceiros uma Sony Cyber-shot T99. Além disso, as 80 melhores fotografias – 40 de cada categoria – serão expostas no Armazém XIV, no Engenho Central, em Piracicaba/SP, entre os dias 21 e 30 de outubro.

Os interessados devem se inscrever pelo site do Consórcio PCJ, até o dia 1º de setembro.

Fonte: SIGAN_ Sistema Integrado de Gestão Ambiental

Planeta Sustentável

Marina Franco