Parque no Rio é batizado em homenagem ao ambientalista Alfredo Sirkis

O ambientalista, que faleceu em julho de 2020, foi um dos responsáveis pela criação do Parque Natural do Penhasco Dois Irmãos, que agora passa a ter seu nome.

O recém-batizado Parque Natural Municipal Alfredo Sirkis, no Rio de Janeiro. Foto: Duda Menegassi

por Duda Menegassi, via O ECO

O Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos, no Rio de Janeiro, foi rebatizado em homenagem ao ambientalista, político e jornalista Alfredo Sirkis, que faleceu em julho de 2020. As cinzas de Sirkis já haviam sido depositadas no parque, que ele próprio ajudou a criar e reflorestar, em uma cerimônia realizada no final do ano passado e que inaugurou o Bosque da Amizada e o Mirante Ana e Alfredo, ambos novos atrativos no parque carioca. Desde então, sua esposa, a arquiteta Ana Borelli, teve a ideia de estender a homenagem ao ambientalista no nome da unidade de conservação, sugestão acolhida pelo atual prefeito, Eduardo Paes (DEM-RJ). O decreto nº 48.807/2021, que muda o nome do parque, foi assinado pelo prefeito e publicado no Diário Oficial do município na última sexta-feira (30).

De acordo com entrevista da arquiteta à página do Partido Verde (que Sirkis ajudou a fundar), o objetivo é promover o parque, localizado próximo à praia do Leblon, na Zona Sul do Rio, dentro do roteiro turístico da cidade atrelada à função social, já que vizinha ao parque está a comunidade Chácara do Céu. “[Ter] atividades e serviços para gerar economia para a comunidade. Melhorar o que precisa, [ter] restaurante, sinalização, segurança, horta e espaço de educação ambiental”, planeja Borelli. A arquiteta pretende mobilizar o Leblon para recuperar o espaço.

Matéria Original: https://www.oeco.org.br/noticias/parque-no-rio-e-batizado-em-homenagem-ao-ambientalista-alfredo-sirkis/