fbpx
magem do 'jato gigante' (gigantic jet) registrada pelo fotógrafo Frankie Lucena em Cabo Rojo, Porto Rico. — Foto: Reprodução/Youtube Frankie Lucena

‘Jato gigante’: fotógrafo registra fenômeno raro no céu; entenda

Frankie Lucena, de Porto Rico, conseguiu imagens de alta qualidade do evento, que já foi registrado no Brasil.


Imagem do 'jato gigante' (gigantic jet) registrada pelo fotógrafo Frankie Lucena em Cabo Rojo, Porto Rico. — Foto: Reprodução/Youtube Frankie Lucena
Imagem do ‘jato gigante’ (gigantic jet) registrada pelo fotógrafo Frankie Lucena em Cabo Rojo, Porto Rico. — Foto: Reprodução/Youtube Frankie Lucena

Por Lara Pinheiro, via G1

O fotógrafo Frankie Lucena conseguiu registrar, em imagens de alta qualidade, um fenômeno raro no céu: o jato gigante (“gigantic jet”, em inglês). O registro foi feito em Cabo Rojo, Porto Rico, no dia 20 deste mês. Veja abaixo e continue para a explicação do fenômeno):

O que são os jatos gigantes?

“Os jatos gigantes (gigantic jets, GJs) são fenômenos que estão dentro de um grupo chamado de “Eventos Luminosos Transientes” (Transient Luminous Events, TLEs). Os TLEs são fenômenos luminosos de curta duração (duram menos de 1 segundo) que ocorrem acima de nuvens de tempestade, e estão ligados à ocorrência de relâmpagos”, explica Diego Rhamon, mestrando em meteorologia no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ele mesmo já filmou um desses eventos no Brasil.

O especialista explica que, entre os eventos luminosos transientes, os jatos gigantes são os mais raros.

“É o único [TLE] que liga diretamente o topo da nuvem à ionosfera [uma das camadas da atmosfera]. A parte inferior possui uma estrutura mais estreita, semelhante ao tronco de uma árvore, com coloração azul/roxa, que gradualmente se ramifica e se torna avermelhada nas proximidades da parte superior”, descreve.

Para Diego Rhamon, a repercussão das imagens de Lucena se deve ao fato de terem sido feitas em tamanha qualidade – provavelmente pela primeira vez. “Os outros GJs foram registrados com qualidade bem mais baixa”, diz.

Para capturar os fenômenos, o observador precisa ter uma câmera sensível à luz noturna. “Algumas câmeras de segurança, como as usadas na Bramon [Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros], conseguem registrar, mas também têm que ser usadas as lentes corretas nas câmeras”, explica o mestrando.

As câmeras profissionais, por exemplo, podem ser usadas, desde que com lentes adequadas. (Já no celular, por exemplo, não é possível).

Também dá para ver o evento a olho nu, explica Diego Rhamon, “mas é bem tênue, e é bom a pessoa estar em um local bem escuro”.

Um outro ponto é que os jatos gigantes podem ser confundidos com outro fenômeno, os sprites.

“Os sprites são o tipo mais comum de TLE, e estão relacionados com a ocorrência de relâmpagos do tipo nuvem-solo, geralmente de polaridade positiva. Possuem coloração avermelhada, e geralmente são observadas diversas ramificações na sua estrutura. Eles podem ocorrer em altitudes que vão de 30 a 90-100 km [também na ionosfera]”, esclarece Diego Rhamon.

Por causa dessa semelhança de cor, diz o pesquisador, “se a imagem não tiver uma definição muito clara, e também se tiver obstáculos encobrindo a parte inferior de um jato gigante (nuvens, montanhas, edificações), ele [o jato gigante] pode sim ser confundido com um sprite, já que a maior diferença na aparência dos dois está na parte inferior e central”, avalia.

Fonte: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2021/09/26/jato-gigante-fotografo-registra-fenomeno-raro-no-ceu-entenda.ghtml


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.