fbpx
Imagem: ECODEBATE

Inundações, calor e fogo marcam o verão de extremos no hemisfério norte

A mudança climática já está aumentando a frequência de eventos climáticos extremos, e muitos eventos isolados foram agravados pelo aquecimento global

Informe da World Meteorological Organization (WMO), com tradução e edição de Henrique Cortez, via EcoDebate

Chuvas fortes provocaram inundações devastadoras, causando dezenas de vítimas na Europa Ocidental. Partes da Escandinávia estão sofrendo uma onda de calor duradoura e as nuvens de fumaça da Sibéria afetaram a qualidade do ar em toda a linha de dados internacional no Alasca. O calor sem precedentes no oeste da América do Norte também desencadeou incêndios florestais devastadores.

“Embora estudos de atribuição rápida tenham mostrado a ligação clara entre as mudanças climáticas induzidas pelo homem para os episódios de ondas de calor sem precedentes registrados no oeste dos Estados Unidos e no Canadá, os padrões climáticos em todo o hemisfério norte mostraram padrões de ondulação planetária incomuns neste verão. trouxe calor, secas, frio e chuvas sem precedentes em vários lugares. A conexão desta perturbação em grande escala da temporada de verão com o aquecimento do Ártico e o acúmulo de calor no oceano precisa ser investigada “, disse o Dr. Omar Baddour, chefe da Divisão de Política e Monitoramento do Clima da OMM.

Atribuição de mudança climática

A mudança climática já está aumentando a frequência de eventos climáticos extremos, e muitos eventos isolados foram agravados pelo aquecimento global.

A onda de calor recorde em partes dos EUA e Canadá no final de junho teria sido virtualmente impossível sem a influência das mudanças climáticas causadas pelo homem, de acordo com uma rápida análise de atribuição feita por uma equipe internacional de cientistas climáticos importantes. As mudanças climáticas, causadas pelas emissões de gases de efeito estufa, tornaram a onda de calor pelo menos 150 vezes mais provável de acontecer.

Conforme a atmosfera fica mais quente, ela retém mais umidade, o que significa que choverá mais durante as tempestades, aumentando o risco de inundações.

Coincidindo com as fortes chuvas em Londres, o Met Office do Reino Unido emitiu um novo estudo que examina como o clima de alto impacto no Reino Unido, como dias extremamente quentes, chuvas intensas e condições muito frias, pode ser afetado em diferentes níveis de aquecimento global.

O estudo, publicado na revista Climatic Change , descobriu que quanto maior o nível de aquecimento global, o aumento projetado na frequência ou severidade ou ambos será mais forte para clima quente, secas e inundações no Reino Unido. Esses eventos climáticos de alto impacto podem causar perturbações significativas em todo o Reino Unido, afetando setores como saúde, transporte, agricultura e energia.

O número de dias de chuvas fortes de alto impacto no Reino Unido, levando a severos avisos de tempo, pode aumentar em três dias por ano

Atualmente, há cerca de 7 dias por ano (variação de 6 a 9 dias) na Inglaterra e no País de Gales com chuvas intensas e prolongadas que podem levar à inundação dos rios. Com um aumento de 4,0 ° C na temperatura global, isso pode aumentar para 11 dias por ano (variação de 10 a 13 dias).

Com um aumento de 2,0 ° C na temperatura global, espera-se que a Inglaterra e o País de Gales recebam 9 dias (variando de 8 a 10 dias) de chuvas intensas e prolongadas.

O relatório especial do IPCC sobre o aquecimento global de 1,5 ° C menciona que o aquecimento global induzido pelo homem já causou várias mudanças observadas no sistema climático. Tendências na intensidade e frequência de alguns extremos climáticos e meteorológicos foram detectados ao longo de períodos de tempo durante os quais ocorreu cerca de 0,5 ° C de aquecimento global. As mudanças incluem aumentos nas temperaturas terrestres e oceânicas, bem como ondas de calor mais frequentes na maioria das regiões terrestres. Além disso, há evidências substanciais de que o aquecimento global induzido pelo homem levou a um aumento na frequência, intensidade e / ou quantidade de eventos de precipitação pesada em escala global.

Várias mudanças regionais no clima são avaliadas para ocorrer mesmo com o aquecimento global de até 1,5 ° C em comparação com os níveis pré-industriais, incluindo aquecimento de temperaturas extremas em muitas regiões, aumentos na frequência, intensidade e / ou quantidade de precipitação pesada em várias regiões .

Referência:

Hanlon, H.M., Bernie, D., Carigi, G. et al. Future changes to high impact weather in the UK. Climatic Change 166, 50 (2021). https://doi.org/10.1007/s10584-021-03100-5

Matéria Original: https://www.ecodebate.com.br/2021/07/20/inundacoes-calor-e-fogo-marcam-o-verao-de-extremos-no-hemisferio-norte/


Publicado

em

, , ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.