fbpx
https://racismoambiental.net.br/wp-content/uploads/2021/04/aldeia-filme-750x410.jpg

Curta metragem documentário “Aldeia” será lançado em 9 de abril nas plataformas digitais

Em abril de 2021, mês da resistência indígena e das tradicionais festividades do padroeiro da Igreja de São Fidélis, Distrito Guerém, o Coletivo Étnico Cultural Patrimônio Aldeia Distrito Guerém irá exibir no próximo dia 09/04/2021 o filme Aldeia para a comunidade; a partir do dia 13/04/2021 o curta-metragem estará disponível virtualmente por uma semana

Foto: Reprodução.

por Fundação Cultural da Bahia

A obra ALDEIA é uma proposição do Coletivo Étnico Cultural Patrimônio Aldeia Distrito Guerém e conta com a direção da cineasta Valenciana Violeta Martinez. O filme busca compreender as memórias, vivências, saberes, fazeres e o sentido da afirmação da palavra Aldeia para moradores do território que conforme dados oficiais do município se encontra situado no distrito Guerém, a Aldeia colonizada sob o nome de São Fidélis (Padroeiro da igreja local), situa-se na área escolhida por volta de 1720 para a implantação de um aldeamento indígena pertencente a antiga Capitania de Ilhéus e se destaca como o único aldeamento registrado na área pertencente ao atual município de Valença-BA.

Produção do curta-metragem documentário ALDEIA, inclui além da produção do filme, a realização de 3 (três) oficinas ministradas por mestres dos saberes locais e jovens acadêmicos da comunidade e serão promovidas via transmissão on-line. O projeto busca também incluir pessoas do distrito Guerém na equipe técnica do documentário e será finalizado com uma exibição presencial para a comunidade em geral, seguindo os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades públicas de saúde.

Tanto o filme quanto as oficinas têm o intuito de promover o processo de “emergência” e afirmação da identidade coletiva Guerém e servirão como mecanismo de fortalecimento dos laços comunitários. O projeto conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO

Lançamento – Curta Aldeia
Quando: 9 de abril de 2021, às 16h
Onde: https://www.instagram.com/aldeia_o_curta/
https://www.facebook.com/Aldeia-o-Curta-105374158197922
https://www.youtube.com/channel/UCD6x4C4lqij9HWItXc55ULg


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.