fbpx
(Foto: AHMAD GHARABLI / AFP

Os impactos dos assentamentos ilegais no meio ambiente palestino

Foto mostrando o Assentamento Israelense Givat Zeev, próximo à cidade Palestina de Ramallah, invadida por Israel em 19 de Novembro de 2019. (Foto: AHMAD GHARABLI / AFP)

Por Abd Alatyf | Monitor do Oriente Médio

Os assentamentos israelenses tiveram efeitos devastadores em todos os aspectos do ambiente palestino. Além do confisco da terra e da prevenção de entrada de cidadãos palestinos, existem muitos aspectos da destruição do meio ambiente palestino, os mais proeminentes são: esgotamento e poluição da água através de águas residuais e resíduos sólidos, poluição do ar e poluição sonora, destruição de patrimônio cultural e setor agrícola, Esses aspectos serão mencionados com mais detalhes a seguir:

Esgotamento da água palestina:

O controle de Israel dos recursos hídricos através de seus assentamentos na Cisjordânia mostra o domínio israelense através de um relatório do Banco Mundial de que a água consumida pelo colono israelense na Cisjordânia é quatro vezes maior que a consumida pelo palestino; isso levou a uma escassez de bacias hidrográficas na Cisjordânia.

Água de esgoto:

As águas residuais que fluem pelos vales e terras agrícolas palestinos danificam o meio ambiente palestino poluindo a água do reservatório e aumentando o nitrato e os sais, resultando em água em serviço para uso humano, além de aumentar a salinidade e a não produção do solo.

Lixo sólido:

Os resíduos sólidos estão na vanguarda dos principais problemas ambientais palestinos, são tratados através de queima aleatória, o que resulta na poluição das águas superficiais e subterrâneas, e o tamanho dos resíduos de assentamentos é estimado em 250.000 toneladas por ano e é descarregado nos territórios palestinos, por exemplo, os resíduos do assentamento de Ariel são descartados dentro das terras agrícolas de Salfit.

Resíduos perigosos:

Esses resíduos industriais consistem em produtos químicos tóxicos, como chumbo, resíduos médicos líquidos e sólidos e resíduos radioativos, que Israel usou territórios palestinos para descartar resíduos perigosos e transferiu suas fábricas para seus assentamentos na Cisjordânia; Os territórios palestinos estão, portanto, expostos aos perigos de tais resíduos como resultado de serem enterrados neles ou expostos a gases tóxicos emitidos pelas fábricas israelenses.

Poluição radioativa:

Israel está desenvolvendo armas e munições e testando urânio empobrecido nas terras palestinas. Organizações internacionais, como a Organização Internacional do Centro de Ação da Fundação Lake, revelaram o uso de munições de urânio contra palestinos por Israel, causando danos à saúde pública, câncer e malformações congênitas. de embriões e doenças crônicas.

Pedreiras:

Israel estabeleceu seis pedreiras na Cisjordânia ocupada para retirar pedras e usá-las na construção, cobrindo 80% das necessidades israelenses, enquanto polui o ar e o solo para os palestinos.

Contaminação do solo:

O solo palestino está sendo destruído e a desertificação está sendo aumentada, grandes áreas de florestas estão sendo desmatadas para construção de assentamentos e estradas de assentamento. Israel também desapropria terras agrícolas palestinas férteis e priva a população palestina de seu direito de usá-las. Apenas uma pequena área de terras agrícolas permanece nas mãos dos palestinos, o que levou os fazendeiros palestinos a cultivar suas terras mais de uma vez na chamada agricultura intensiva através do uso excessivo de fertilizantes e pesticidas agrícolas, reduzindo a fertilidade e a produção do solo.

Deterioração do mar morto:

O Mar Morto é uma importante fonte de sais minerais e suprimentos naturais de cura. Está localizado na encruzilhada de três continentes, compreendendo quatro faixas biogeográficas, com fluxos de água doce no Mar Morto abaixo da água salgada. Limita três províncias: Jericó, Jerusalém e Belém, e está ameaçado pela seca por causa de a falta de água devido a projetos de água de Israel noRio Jordão, a conversão de água e afluentes de Israel no lago Tiberíades e sua transferência para Israel e atividades industriais.

Depois de revisar as agressões israelenses no meio ambiente palestino, que incluíam confiscar e assaltar terras, desarraigar florestas e arbustos, drenar as águas subterrâneas palestinas e controlar os recursos hídricos, estamos cientes do ambiente palestino sob a ocupação israelense que visa os seres humanos e o meio ambiente na Palestina. O desafio enfrentado pela comunidade internacional como um todo continua sendo o de como efetivar os mecanismos internacionais para pôr um fim aos crimes israelenses em andamento.

Monitor do Oriente Médio https://www.monitordooriente.com/20200623-os-impactos-dos-assentamentos-ilegais-no-meio-ambiente-palestino/


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.