Comissão da Câmara diz que ação “dolosa” do governo e ação humana foram responsáveis por queimadas no Pantanal

por Climainfo

relatório final da comissão externa da Câmara dos Deputados, que acompanhou a resposta do governo federal às queimadas no Pantanal, concluiu que a maior parte dos incêndios teve origem em alguma forma de ação humana. Além disso, o descaso da gestão Bolsonaro/Salles colaborou para ampliar a dimensão da devastação do fogo no bioma.

O documento também apontou que fatores climáticos também tiveram influência, em particular a estiagem prolongada que ressecou a vegetação e o solo, facilitando a proliferação do fogo. No entanto, de acordo com a análise, esses elementos sozinhos seriam incapazes de causar destruição no grau observado nos últimos meses. Assim, ações humanas e a falta de medidas de prevenção e as dificuldades do governo federal em responder às queimadas foram “essenciais” para o desastre acontecer. “Se enxergássemos o clima como o único culpado, estaríamos sendo mais que ingênuos, seríamos perniciosamente omissos, corroborando com ações humanas criminosas e condutas estatais, no mínimo, ímprobas”, diz o texto. G1 e O Globo repercutiram as conclusões do relatório.

Climainfo: https://climainfo.org.br/2020/12/11/comissao-da-camara-diz-que-acao-dolosa-do-governo-e-acao-humana-foram-responsaveis-por-queimadas-no-pantanal/?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=11122020-ClimaInfo-Newsletter