Sapatos biodegradáveis são destaque na passarela da Semana de Moda em Paris

Desde 29 de fevereiro já está rolando em Paris, na França, a Semana de Moda outono/inverno 2013. O evento, que vai até dia 7 de março, já trouxe boas surpresas em relação a moda sustentável. A estilista britânica Stella McCartney apresentou nas passarelas uma coleção ecologicamente consciente. Nada de peles e couros, apenas materiais biodegradáveis.

Na passarela, a estilista britânica manteve sua linha “amiga da natureza”

A filha do ex-Beatle Paul McCartney quis mostrar por meio de suas peças o seu ideal ambientalista, e reforçou o pedido global de manutenção da proibição da caça de ursos polares com fins comerciais. Ela contou, através de conta no Twitter, que viajou a Manitoba, no Canadá, para admirar as “criaturas espetaculares” presentes na natureza, e lamentou que, até 2050, dois terços da população mundial de ursos polares irão desaparecer.

No desfile, a plateia pode ver sapatos com solas biodegradáveis, além de casacos e vestidos feitos a partir de lã e algodão orgânicos. Segundo jornal Folha de São Paulo, ela foi a única estilista que conseguiu a façanha de construir um império econômico com uma moda “ética”.

Relembrando

A organização ambientalista Greenpeace divulgou, em fevereiro desse ano, uma classificação das 15 grandes marcas de moda com base em critérios ecológicos. Na lista, a ONG criticou empresas como Louis Vuitton, Hermes, Chanel, Alberta Ferretti, Dolce&Gabbana e Prada por não levarem tais questões em conta. Já a marca italiana Valentino recebeu uma boa nota da organização por promover “uma política de compras que implica o desmatamento zero”.

(EcoD)