fbpx

Sony cria bio-bateria através da energia do papel

Empresa japonesa desenvolve tecnologia que usa glucose extraída de papel e cartão velho para geração de eletricidade

Segundo a empresa, ela tira energia da celulose da mesma maneira que cupins tiram energia de madeira

O braço japonês da Sony anunciou recentemente a criação de um protótipo de bateria um pouco incomum. No lugar de usar elementos químicos que todas as fabricantes usam, como o lítio, a bateria é baseada em papel. E ela tira energia da celulose da mesma maneira que cupins tiram energia de madeira, segundo um porta-voz da empresa. Os estudos da Sony nesse campo são desde 2007, mas apenas agora um protótipo foi desenvolvido e demonstrado.

O papel contém celulose, que nada mais é do que um tipo de glicose das plantas. Certas enzimas são usadas para quebrar essa celulose em pequenos pedaços que são então quebrados novamente por outro tipo de enzima. Esse processo gera íons de hidrogênio, que se combinam com oxigênio do ar e viram água, e também (e talvez o mais importante) elétrons, que são levados a um circuito para gerar eletricidade.

Há uma óbvia desvantagem por enquanto: a quantidade de energia que ela consegue gerar ainda é pouca. Na demonstração, a Sony conseguiu ligar apenas um ventilador pequeno. Mas existe uma óbvia vantagem ambiental, já que esse tipo de bateria não gera resíduos tóxicos.

Como a grande maioria de gadgets hoje em dia usa bateria e utilizam cada vez mais energia, é importante que fabricantes trabalhem no desenvolvimento delas constantemente. E a criação da Sony é mais uma no meio de dezenas de outras iniciativas.

Fonte: Celulose Online

Enviada pelo Colaborador Especial Orlando Fiscina (orlandofiscina@hotmail.com)

 


Publicado

em

, , , ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.