fbpx

Programa produz energia a partir do descarte correto de sapatos esportivos

No último dia 24, foi lançado o programa Pegada Sustentável, iniciativa voluntária de logística reversa realizada pela marca Adidas em parceria com a empresa RCRambiental. O objetivo do programa é minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos calçados esportivos. Desta forma, o Programa presta um serviço relevante ao consumidor mais consciente dos impactos de seu consumo. O programa dá a esse consumidor  a chance de valorizar a empresa que cuida dos aspectos ambientais e sociais de sua produção e, ao mesmo tempo, de descartar adequadamente os seus produtos após o final de sua vida útil.

Para garantir o descarte correto dos calçados esportivos, o consumidor deve levar seus tênis sem condições de uso – de qualquer marca – a lojas e outlets da Adidas. A RCRambiental, empresa de logística reversa e gestão ambiental, será responsável por descaracterizar, transportar e garantir que o material recolhido seja transformado em combustível para fornos de cimento, proporcionando o reaproveitamento integral do resíduo como fonte energética.

O programa Pegada Sustentável começa na Grande São Paulo e capital. A partir de março, segue para as demais regiões do País. As empresas envolvidas estão prevendo ainda uma ação mais abrangente de recolhimento de resíduos esportivos para a Copa de 2014. Nos três primeiros meses de funcionamento dos postos de coleta na cidade de São Paulo, os consumidores que participarem da iniciativa receberão como brinde um ingresso para visitar o Museu do Futebol (Pacaembu- SP).

A ação está alinhada aos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê que as empresas tenham responsabilidade compartilhada com o governo e o consumidor sobre o recolhimento e destinação adequada dos resíduos resultantes de seus produtos. Ao mesmo tempo em que a empresa convida o consumidor a responsabilizar-se sobre o descarte de seu próprio resíduo, exercendo o consumo consciente, ela cumpre o seu papel de oferecer instrumentos para que ele faça isso sem grande esforço ou transtorno.

Entenda o que é logística reversa
É um conjunto de ações, procedimentos e meios, destinados a: (1) facilitar a coleta de  resíduos sólidos, (2) possibilitar que eles retornem àqueles que os produziram para que sejam tratados ou reaproveitados em novos produtos (como insumos, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos), visando a não geração de rejeitos.

Fonte: Instituto Akatu

Recolhimento e reaproveitamento de calçados esportivos estimula consumo consciente em São Paulo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.