fbpx

Poluição Ambiental por metais

Acredita-se que os metais talvez sejam os agentes tóxicos mais conhecidos pelo homem. Há aproximadamente 2.000 anos a.C.,grandes quantidades de chumbo eram obtidas de minérios, como subproduto da fusão da prata e isso provavelmente tenha sido o início da utilização desse metal pelo homem.

Morte de peixes, poluição dos rios , solo e ar.

O elevado desenvolvimento industrial ocorrido nas últimas décadas, tem sido um dos principais responsáveis pela contaminação de nossas águas e solos, seja pela negligência no seu tratamento antes de despejá-las nos rios ou por acidentes e descuidos cada vez mais freqüentes, que propiciam o lançamento de muitos poluentes nos ambientes aquáticos.

Dentre estes poluentes podemos citar os metais pesados, outro grande problema para a saúde humana. Metais pesados são elementos químicos metálicos, de peso atômico relativamente alto, que em concentrações elevadas são muito tóxicos á vida. As atividades industriais, têm introduzido metais pesados nas águas numa quantidade muito maior do que aquela que seria natural, causando grandes poluições. Para se ter uma idéia disso, basta lembrar que os metais pesados fazem parte dos despejos de grandes indústrias, em todos os países do mundo. A ação dos metais pesados na saúde humana é muito diversificada e profunda. Entre os mais perigosos estão o mercúrio, o cádmio (encontrado em baterias de celulares), cromo e o chumbo. Os metais pesados diferem de outros agentes tóxicos porque não são sintetizados nem destruídos pelo homem. A atividade industrial diminui significativamente a permanência desses metais nos minérios, bem como a produção de novos compostos, além de alterar a distribuição desses elementos no planeta.

A presença de metais muitas vezes está associada à localização de regiões agrícolas e industriais; proibindo a produção de alimentos em solos contaminados com metais pesados. Todas as formas de vida são afetadas pela presença de metais dependendo da dose e da forma química. Muitos metais são essenciais para o crescimento de todos os tipos de organismos, desde as bactéérias até mesmo o ser humano, mas eles são requeridos em baixas concentrações e podem danificar sistemas biológicos.

Classificação dos metais

  1. Elementos essenciais: sódio, potássio, cálcio, ferro, zinco, cobre, níquel e magnésio.
  2. Micro-contaminantes ambientais: arsênico, chumbo, cádmio, mercúrio, alumínio, titânio, estanho e tungstênio.
  3. Elementos essenciais e simultaneamente micro-contaminantes: cromo, zinco, ferro, cobalto, manganês e níquel.

 

Ocorrência dos metais pesados

 

Metal Fontes Principais
Chumbo – indústria de baterias automotivas, chapas de metal semi-acabado, canos de metal, cable sheating, aditivos em gasolina, munição.
– indústria de reciclagem de sucata de baterias automotivas para reutilização de chumbo.
Cádmio – fundição e refinação de metais como zinco, chumbo e cobre
– derivados de cádmio são utilizados em pigmentos e pinturas, baterias, processos de galvanoplastia, solda, acumuladores, estabilizadores de PVC, reatores nucleares.
Mercúrio – mineração e o uso de derivados na indústria e na agricultura
– células de eletrólise do sal para produção de cloro.
Cromo – curtição de couros, galvanoplastias.
Zinco -metalurgia (fundição e refinação), indústriasrecicladoras de chumbo.

Efeitos dos metais pesados

Metal Chumbo (Pb) Mercúrio (Hg) Cádmio (Cd)
  

 

 

 

 

Efeito na saúde

Provoca alterações no sangue e na urina, ocasionando doenças graves e em alguns casos, invalidez total e irreversível. Ocasiona problemas respiratórios. Provoca alterações renais e neurológicas. As principais alterações são no desenvolvimento cerebral das crianças, podendo provocar o idiotismo.

Apesar de menos agressivo na água do que no ar, depositado nos ossos, musculaturas, nervos e rins, provoca estado de agitação, epilepsia, tremores, perda da capacidade intelectual e anemia.

Afeta o sistema nervoso central, provocando lesões no córtex e na capa granular do cérebro. Alterações em órgãos do sistema cardiovascular.

Acumula-se no sistema nervoso, principalmente no cérebro, medula e rins.

Provoca perda de coordenação dos movimentos, dificuldade no falar,comer e ouvir, além de atrofia e lesões renais, urogenital e endócrino.

Provoca alterações no sistema nervoso central e no sistema respiratório. Compromete ossos e rins.

Ocasiona edema pulmonar, câncer pulmonar e irritação no trato respiratório.

Analogamente ao mercúrio afeta o sistema nervoso e os rins.

Provoca perda de olfato, formação de um anel amarelo no colo dos dentes, redução na produção de glóbulos vermelhos e remoção de cálcio dos ossos.

  

Efeito no meio ambiente

 Polui o solo, a água e o ar e desta forma contamina os organismos vivos, devido a seu efeitobioacumulativo,            em toda a cadeia alimentar (trófica). É absorvido pelos organismos vivos e vai-se acumulando de forma contínua durante toda a vida. Pela contaminação da água ou do solo, entra com facilidade na cadeia alimentar, representando um perigo para o homem que se alimenta de peixes ou aves dessas áreas.  Contamina o solo, o ar, a água e o lençol freático.

É bioacumulativo em toda a cadeia alimentar (trófica), provocando intoxicação nos seres humanos quando ingerirem peixes contaminados com cádmio.

 

Os efeitos tóxicos dos metais sempre foram considerados como eventos de curto prazo, agudos e evidentes, como anúria e diarréia sanguinolenta, decorrentes da ingestão de mercúrio. Atualmente, ocorrências a médio e longo prazo são observadas e as relações causa-efeito são pouco evidentes e quase sempresubclínicas.

Geralmente esses efeitos são difíceis de serem distinguidos e perdem em especificidade, pois podem ser provocados por outras substâncias tóxicas ou por interações entre esses agentes químicos.

A manifestação dos efeitos tóxicos está associada á dose e pode distribuir-se por todo o organismo, afetando vários órgãos, alterando os processos bioquímicos, organelas e membranas celulares.

Acredita-se que pessoas idosas e crianç as sejam mais susceptíveis às substâncias tóxicas. As principais fontes de exposição aos metais tóxicos são os alimentos, observando-se um elevado índice de absorção gastro-intestinal.

A mídia escrita e falada tem noticiado a contaminação de adultos, crianças, lotes e vivendas residenciais, com metais pesados, principalmente por chumbo e mercúrio. Contudo, a maioria da população não tem informações precisas sobre os riscos e as conseqüências da contaminação por esses metais para a saúde humana.

Fonte: USP- Bruna Kawai, Caroline Urias, Ludmila Leonel, Muriel Amado


Publicado

em

,

por

Comentários

Uma resposta para “Poluição Ambiental por metais”

  1. Avatar de Missao Tanizaki
    Missao Tanizaki

    VOCÊ pode JÁ estar Super POLUIDO

    Prezados Interessados pelo AGUAPÉ,

    A HUMANIDADE conseguiu AMPLIAR mais de 1000 vezes os NÍVEIS de alguns POLUENTES CRÍTICOS no Seu Próprio CORPO / ORGANISMO ! ! ! ! ! !

    Toda Sociedade Brasileira, em ESPECIAL os Políticos, Profissionais da SAÚDE, Produção Agropecuária, Ensino / Educação, Engenheiros, Biólogos, Química, entre outros, precisa se tornar Extremamente CONSCIENTE de que TODOS os RESÍDUOS TÓXICOS vão parar nas ÁGUAS e daí tendem a POLUIR TUDO, devido o CICLO das ÁGUAS, bem como do Conjunto das Legislações FRÁGEIS & PRÁTICAS INCORRETAS, onde inclui–se as Fiscalizações / Inspeções INEFICAZES & OMISSÕES dos CONSUMIDORES, em todo o Planeta TERRA.

    Outros FATORES, não menos IMPORTANTES, também, precisam ser COMBATIDOS, em ESPECIAL os FATORES que estão ASSOCIADOS à POSTURA NÃO–ÉTICA dos INDIVÍDUOS que atuam por “LUCROS a Qualquer CUSTO”, também, em toda HUMANIDADE – Na Matéria (Link abaixo) o PESQUISADOR nos dá uma IDÉIA de uma PEQUENA PARTE da SITUAÇÃO CAÓTICA da ÁGUA aqui no BRASIL.

    http://blogln.ning.com/profiles/blogs/a-venenosa-agua-que-voce-bebe

    A Equipe BR do AGUAPÉ aproveita esta oportunidade para ALERTAR que na OUTRA PARTE, devemos considerar os RESÍDUOS INDUSTRIAIS & ESGOTO NÃO–TRATADOS, como os HÁBITOS INCORRETOS da HUMANIDADE – nessa OUTRA PARTE, também, precisamos, com a MÁXIMA URGÊNCIA, atuar para se tornar PRIORIDADE MUNDIAL a Luta NOBRE da DESPOLUIÇÃO das ÁGUAS, haja visto que as ÁGUAS NÃO TEM FRONTEIRAS.

    Todos que acreditam em VIDA SAUDÁVEL, através de uma Alimentação / Nutrição EQUILIBRADA sabem o quanto é IMPORTANTE a Produção Agropecuária ORGÂNICA – com o exposto acima corremos o RISCO de TUDO se tornar POLUÍDO, portanto requer que TODOS os Interessados por VIDA SAUDÁVEL, através dos Produtos ORGÂNICOS sejam PREVENTIVOS e passem a COMBATER / EXIGIR as PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS para REVERTER a SITUAÇÃO CRESCENTE das POLUIÇÕES das ATIVIDADES HUMANAS, caso contrário os Futuros ORGÂNICOS serão TÓXICOS, como o Atuais Produtos Agropecuários CONVENCIONAIS.

    As Legislações que trata das POLUIÇÕES precisam ser REVISADAS em MENOR intervalo de tempo porque a CIÊNCIA apresenta um SERÍSSIMO AGRAVANTE: está criando em Progressão Geométrica um Grande Números de Novos POLUENTES & SOLUÇÕES à CONTA GOTAS.

    VOCÊ, como qualquer EXPERT, jamais pode apontar / classificar / quantificar, com precisão razoável, o que ocorrem com os Novos Resíduos Tóxicos provenientes das Inovações TECNOLÓGICAS – SIMPLESMENTE estão POLUINDO, em Progressão Geométrica, a BASE da VIDA (ÁGUA /AR & ALIMENTOS) que utilizamos no seu DIA a DIA ! ! ! ! ! !

    IMAGINA quanto o DIESEL / Carvão Mineral, entre outros produzem de Resíduos Tóxicos ? ? ? ? ?

    A Incidência do CÂNCER vai, também, crescendo em Progressão Geométrica – o Crescimento do CÂNCER nos últimos dez anos foi de cerca de 20 %, simplesmente ASSUSTADOR.

    O mais ASSUSTADOR é que TODA BIODIVERSIDADE corre Grande RISCO de ser EXTINTA devido o Efeito DOMINÓ DEVASTADOR que JÁ se iniciou, COMPROVADO pela CIÊNCIA, através de diversos FATOS CRÍTICOS que JÁ vai OCORRENDO nos Últimos TEMPOS.

    A HUMANIDADE nos dá entender que JÁ tomou a sua DECISÃO (EQUIVOCADA ? ! ? ! ? ! ) de se manter de BRAÇOS CRUZADOS (OMISSÃO) e com isso está a Um PASSO do Seu SUICÍDIO COLETIVO ! ! ! ! ! !

    A DECISÃO da Equipe BR do AGUAPÉ é OPOSTA e por isso JÁ estamos RE–INICIANDO a Luta NOBRE do COMBATE à TODAS as POLUIÇÕES ! ! ! ! ! !

    OBSERVAÇÃO: caso apresente interesses ao exposto apresente suas MANIFESTAÇÕES.

    NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradecerão nesse Momento ESPECIAL.

    LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do A G U A P É
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.