fbpx
El Niño, fenômeno que aquece as águas do Pacífico, pode ocorrer entre julho e setembro (Foto: AP/Oxfam/ho)

Modelos climáticos apontam chegada de El Niño até setembro

Um relatório do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) divulgado nesta sexta-feira (22) mostra que vários modelos de previsão climática sinalizam o possível desenvolvimento de condições de El Niño entre julho e setembro.

O fenômeno é caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico perto dos trópicos, afetando o regime de chuvas nessas regiões.

“Ainda é cedo para dizer se está se configurando um El Niño, é uma fase de transição de águas mais frias para mais quentes, temos que ver no decorrer do trimestre. É um fenômeno em evolução”, disse o meteorologista Felipe Farias, do Cptec, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).

Previsões do Cptec/Inpe, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e dos centros estaduais de meteorologia apontam para maior probabilidade de chuvas acima da média em uma faixa central que engloba o sul do Centro-Oeste, o Sudeste e o norte da região Sul.

O grupo que reúne os meteorologistas deve voltar a se reunir em meados de julho para avaliar as condições climáticas, que poderão confirmar ou não a configuração do El Niño, e também a intensidade do fenômeno.

A região Centro-Sul já vem de um período atipicamente chuvoso, com chuvas bem acima da média histórica para junho. “As precipitações ocorrem por causa de uma frente estacionária, combinada a áreas de baixa pressão nos níveis elevados da atmosfera”, disse Farias, do Cptec/Inpe.

A cidade de São Paulo, por exemplo, registrou o mês de junho mais chuvoso desde 1943, quando se começou a medição. E um padrão semelhante, com chuvas muito acima da média, também é visto em todo o estado de São Paulo, sul de Mato Grosso do Sul e norte do Paraná.

A questão climática está no foco do setor sucroalcooleiro, uma vez que chuvas interrompem a colheita e afetam a moagem da cana, além da produção e o escoamento do açúcar em dois importantes portos brasileiros.

Chuvas em volumes atípicos para esta época também têm afetado os trabalhos de colheita de café no Brasil, segundo fontes do setor. O país é o maior produtor global de café e açúcar.

Fonte: Reuters

El Niño, fenômeno que aquece as águas do Pacífico, pode ocorrer entre julho e setembro (Foto: AP/Oxfam/ho)
El Niño, fenômeno que aquece as águas do Pacífico, pode ocorrer entre julho e setembro (Foto: AP/Oxfam/ho)

Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.