Joias a partir de camisas descartadas

Já mostramos aqui no EcoD dicas de reutilização de camisas usadas, dentre elas a possibilidade de confeccionar colares e pulseiras. E não é que, além de sustentável, essa ideia pode render um retorno financeiro. Foi o que fez a designer Julia Vasic. Acrescentando materiais preciosos como o ouro, ela transforma tecidos descartados de indústrias de vestuário em uma série luxuosa de colares e pulseiras.

Segundo a designer de São Francisco (EUA), a missão da marca é criar e inspirar a mudança em torno de questões sociais e ambientais, tais como poluição, redução de resíduos e extinção de espécies. “Ao salvar materiais destinados a aterros, eu estou economizando energia e dando nova vida em algo desgastado”, explicou Vasic ao Ecouterre. “Eu quero que meus clientes pensem de forma diferente sobre materiais e a possibilidade de inserir a reutilização em suas vidas”, reforçou.

Além da formação de Design de Moda na Persons School of Design, ela também é formada em Biologia com especialização em Art Studio pela Northeastern University e um MBA da Escola de Pós-Graduação em Gestão de Manejamento Sustentável, o que lhe deu essa consciência ecológica dentro da moda. “Há tantos camisas descartadas no mundo, que eu sabia que poderia fazer algo belo com elas.”

Vasic trabalhou muitos anos como designer de moda para marcas de luxo como a Michael Kors, Libertine, Victoria Secret e Cynthia Rowley. A filosofia do seu trabalho engloba os adjetivos: bom, já que ela quer criar um impacto positivo sobre as pessoas e ao planeta; verdadeiro, por mostrar transparência e autenticidade no projeto; e bonito, revelando produtos atemporais e a beleza interior de inspirar e conectar os consumidores a valores de sustentabilidade.

Fonte: EcoD

Com detalhe em ouro as peças feitas a partir de tecidos reutilizados se transformam em verdadeiras joias / Fotos: Julia Vasic

Com detalhe em ouro as peças feitas a partir de tecidos reutilizados se transformam em verdadeiras joias / Fotos: Julia Vasic