fbpx

Europa deve ter compromisso com energia renovável, diz comissária

A Comissão Europeia pediu nesta terça-feira (7) aos países da União Europeia que se comprometam com o desenvolvimento de energias renováveis em um prazo de dois anos, quando será realizado o próximo Conselho de Ministros comunitários de Energia.

“Queremos estabelecer objetivos comuns e talvez alguns não vinculativos para 2030, e queremos fazer isto durante o mandato desta Comissão (que termina em 2014)”, defendeu o comissário de Energia europeu, Gunther Oettinger, durante sua participação em conferência sobre o setor realizada em Bruxelas, na Bélgica.

O “puxão de orelhas” de Oettinger aquece os motores para a reunião de titulares do ramo da UE, que será realizada na próxima terça-feira na capital comunitária.

“A bola está nas mãos dos estados-membros, os investimentos valem o esforço”, garantiu a comissária europeia de Ação pelo Clima, Connie Hedegaard, que também respaldou neste mesmo fórum a necessidade da comunidade europeia em assumir novos compromissos vinculativos.

Custo alto
Tanto Oettinger quanto Hedegaard insistiram na criação de estratégias sobre energia e para o desenvolvimento do setor das fontes renováveis em longo prazo, que ofereçam segurança aos investidores.

A redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) é o “denominador comum” sobre o qual os países membros devem trabalhar, ressaltou Oettinger, explicando que estes podem escolher diversas estratégias para cumprir os objetivos europeus.

Hedegaard advertiu sobre as consequências para a Europa de manter a sua dependência de petróleo no futuro, pois esta matéria-prima irá alcançar preços de “três dígitos” no futuro.

A comissária defendeu a importância da economia verde na criação de empregos e garantiu que nos últimos cinco anos esta gerou 300 mil novos postos de trabalho na União Europeia, um número que poderia chegar a 2 milhões em 2020, segundo suas estimativas.

“Dizem que os empregos verdes são os mais caros, mas onde está a prova disto? Em nível mundial, o setor dos combustíveis fósseis recebe sete vezes mais apoio que o das renováveis”, destacou Hedegaard.

A comissária exemplificou as ajudas estatais que recebem os setores pouco rentáveis, como o do carvão espanhol, onde cada posto de trabalho está subvencionado com 73 mil euros por ano. “Continuar como está até agora não sairá de graça”, advertiu a comissária.

Fonte: EFE – Disponível no G1

Europa deve reduzir suas emissões de carbono rapidamente, afirma comissária da União Europeia de Ação pelo Clima (Foto: Eduardo Carvalho/Globo Natureza)

Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.