fbpx

Erosão do solo eleva ameaça do aquecimento global, afirma ONU

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) divulgou, no dia 13 de fevereiro, dados do livroAno 2012, informando que o carbono no solo é perdido facilmente com o avanço da agricultura.

O solo contém grandes quantidades de carbono na forma de matéria orgânica, que fornece os nutrientes para o crescimento das plantas e melhora a fertilidade da terra e o movimento da água.

Segundo o documento, os estoques de carbono no solo são altamente vulneráveis às atividades humanas. O desmatamento, o desenvolvimento urbano e o aumento das plantações podem ocasionar a decomposição da matéria orgânica, ocorrendo a conversão de parte do carbono em dióxido de carbono: o gás do efeito estufa.

O livro informa também que a faixa mais superficial do solo sozinha armazena cerca de 2,2 trilhões de toneladas de carbono, três vezes mais que o nível atualmente contido na atmosfera.

Cerca de 24% das terras do planeta já sofreram declínio na saúde e na produtividade ao longo dos últimos 25 anos em razão do uso insustentável do solo, afirma o Pnuma.

Desde o Século 19, aproximadamente 60% do carbono armazenado nos solos e na vegetação foi perdido como resultado das mudanças no uso da terra, tais como limpar a terra para a agricultura e para as cidades.

Fonte: Envolverde

Por Redação do EcoD

"O carbono do solo é facilmente perdido, mas difícil de ser reposto", diz o relatório. Foto: irum

Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.