fbpx

Empresa desenvolve pipa que gera energia

Um projeto desenvolvido pela empresa Makani Power promete gerar energia limpa a partir de uma espécie de pipa. A Airborne Wind Turbines (AWT) é uma turbina eólica com asas rígidas que voa em trajetória circular a até 600 metros de altura, além de gerar energia com o vento.

Com velocidades de até 240 km/h, a turbina é navegada por controladores e toda a energia produzida é enviada para o solo através de um fio condutor. De acordo com a fabricante, a AWT funciona com o mesmo princípio das turbinas eólicas: o vento move as lâminas da turbina, que são conectadas a um gerador que produz energia.

A vantagem do sistema é a ausência de materiais, como mastro, hub e nacelle, o que, de acordo com a Makani, o torna mais eficiente. “A AWT pode atingir os ventos mais fortes e consistentes em altitudes mais elevadas, permitindo a implantação em 85% dos Estados Unidos, um aumento de cinco vezes em relação às turbinas convencionais”, afirmam.

Eles ainda prometem uma tecnologia 90% mais leve do que as atuais turbinas eólicas, mais barata para construir e instalar e com maior desempenho em ventos fracos. O projeto ainda está em fase de testes e deverá chegar ao mercado em 2015.

Publicado originalmente no EcoD

Fonte: Instituto Carbono Brasil


Publicado

em

, ,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.