fbpx

Dia Mundial da Água: qual é a sua pegada?

Em 1993 foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) uma data para promover a importância de conservaçãopreservação eproteção da água. Por ser um tema vasto, complexo e de muitas vertentes, também ficou decidido que cada ano a data seguiria um eixo temático. O tópico de 2012 é ‘Água e Segurança Alimentar’, que visa discutir a importante e intrínseca relação entre os dois assuntos.

FAO, organização da ONU destinada a assuntos de Agricultura e Alimentação, iniciou uma campanha que esclarece o assunto: hoje, somos em sete bilhões de pessoas e a previsão é que em 2050 seremos em nove, ou seja, 9 bilhões de bocas para alimentar. Acontece que sem água nenhum alimento pode ser produzido. O que a organização sintetizou como: “No Water, No Food” (‘sem água, sem comida’, em português).

Uma pessoa saudável precisa beber 2 a 4 litros de água por dia, certo? Errado. Na verdade, considerando a água incorporada nos alimentos bebemos mais de 5000 mil litros diariamente. Por exemplo, a cada quilo de trigo, são consumidos 1.500 litros de água, a cada quilo de carne de boi, 15 mil litros e assim vai.

A produção de alimentos é responsável por 90% da água consumida no planeta. E mesmo assim, um terço do que é produzido não é aproveitado e é jogado fora. Isso significa que gastamos 30% do nosso consumo mundial de água em nada. A tradução disso é básica: desperdício de comida é também desperdício de água.

Como mudar isso? A campanha do projeto ensina como fazer com que, dos campos ao garfo, mais comida seja produzida e menos água seja utilizada. Comprar somente o que for comer é o princípio básico. O planejamento alimentar pode ajudar a economizar 30% da água gasta no mundo. O outro segredo está nas suas escolhas alimentares. Seguir uma dieta mais saudável e sustentável é uma das alternativas. Um exemplo? As carnes, de modo geral, são os produtos que mais consomem água. Evitar o bife do almoço uma vez por semana significa economizar 15 mil litros de água. Nada mal não é mesmo?

Fonte: Blog Natura Ekos


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.