fbpx

Água limpa com casca de banana

Alunos  do curso de Saneamento da Etevav apontam eficácia da casca da fruta para limpar a água de metais pesados como o cobre.

 

Que a banana é uma ótima fonte de energia para o organismo você já sabia.    Que dez entre dez atletas recorrem a ela para evitar câimbra, você também sabia. Mas e que a casca da banana purifica a água, essa é boa.

Esta é aproposta do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) dos alunos do 3º módulo do curso de Saneamento da Etevav (Escola Técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti).

A técnica é simples e usa cascas de banana para retirar da água os metais pesados como o cobre.

Nos primeiros testes feitos pelos alunos no laboratório da escola os resultados surpreenderam – água 100% limpa.

“Usamos 0,1 grama de pó de casca de banana em 500 ml de água. O cobre foi totalmente removido”, explica Brunna D’Luíse, 18 anos, uma entre os cinco alunos envolvidos com o projeto – também participam os estudantes Felipe D’Attoma, 17; Maressa Ferreira, 16; Suelen Magalhães, 17; e Maísa Lopes Apolinário, 17.

O processo de purificação da água por meio das cascas de banana ocorre em várias etapas. A primeira delas é expor as cascas ao sol por um período de 15 dias. Então, elas são trituradas em liquidificador ou processador de alimentos e peneiradas.

“O pó tem que ser bem fino porque isso aumenta o poder de absorção”, diz Felipe, explicando que uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) revelou que é a porosidade da casca da banana que retém o metal pesado.

“A casca tem carga negativa e o cobre tem carga positiva, eles se combinam por isso”, diz.

Com a eficiência dos resultados, os próximos passos do projeto são mais ousados. O grupo agora busca o patrocínio de empresas para que possa realizar o procedimento de purificação da água com equipamentos mais eficientes.

“A ideia é conseguir uma parceria com a prefeitura para aproveitarmos as cascas de banana que vão para o lixo das escolas após a merenda”, diz Bruna.

Grupo tem apoio de pesquisadora do Ipen premiada em 2006


Para o desenvolvimento dos testes em laboratório e realização do TCC  “Remoção de metais pesados dos efluentes através da biomassa residual da casca de banana”, os alunos da Etevav contam com a co-orientação de uma especialista – a pesquisadora do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) Milena Rodrigues Boniolo – que conquistou o prêmio Jovem Cientista [iniciativa do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico] em 2006 com o trabalho de mestrado “Uso da casca de banana para tratamento de efluentes radioativos”.

No caso da pesquisadora, o pó de casca de banana foi usado para retirar da água o urânio, outro tipo de metal pesado. O processo é basicamente o mesmo feito pelos alunos da Etevav.

De acordo com a professora Marivalda Negri, orientadora do grupo, o projeto é viável para ser aplicado em empresas. “O desafio é conter a contaminação do meio ambiente com a água residuária que as empresas devolvem para a natureza. Acho que esse é um incentivo inclusive para a pesquisa de outras formas de purificação da água”, diz, contando que o projeto é inédito nos laboratórios da Etevav.

Fonte : Agencia Bom Dia

Michele Stella


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

3 respostas para “Água limpa com casca de banana”

  1. Avatar de Grama São Carlos

    Eu posso ver que você está genuinamente apaixonada por este! Eu estou tentando construir meu próprio site e youve me ajudou com algumas informações importantes.

    1. Avatar de Celina Nascentes

      Muito bom saber que você nos acompanha e participa do movimento de preservação do nosso planeta.
      Estamos aqui esperando por mais notícias de seu projeto.
      Abraço
      Celina

  2. Avatar de carmen
    carmen

    será que absorve materiais pesados da pessoas também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.