Produção sustentável de calça jeans.

A coleção ecológica deve reduzir o consumo de água de 28% a 96% _ Foto : Divulgação

A moda logo enxergou o potencial e a importância da produção sustentável, obtida por meio de processos que proporcionam menor consumo de recursos naturais.

A estilista inglesa Stella McCartney desfilou na semana de moda de Paris, em 2009, uma linha de sapatos e bolsas feitos com couro vegetal –que vem do látex natural– dentro de sua coleção de verão 2010. Conhecida como estilista “verde”, Stella deixou que seus fãs soubessem, dois anos atrás, que sua empresa havia reciclado mais de 2.500 quilos de papel e 1.400 de plástico.

No cenário nacional, Oskar Metsavaht, diretor criativo da Osklen, tingiu a passarela de azul ao batizar o verão 2011 de Oceans. Suas roupas tinham pigmento natural, feito manualmente por sua equipe –até ele mesmo botou a mão na tinta. Metsavaht está à frente também do Instituto e, organização que promove o desenvolvimento humano sustentável.

A Levi’s é uma marca que vem se destacando por economizar no consumo de água durante o processo de confecção do jeans WaterLess, lançado em fevereiro deste ano no Brasil. A calça é fabricada com uma medida equivalente a um copo d’água, por meio de um processo inovador –pelo método tradicional, são necessários mais de 20 litros de água para fabricar uma única peça.

Fonte : Folha de São Paulo