Um cogumelo brasileiro está entre as dez espécies mais marcantes descritas em 2010, segundo rankingdivulgado esta semana pelo Instituto Internacional para Exploração de Espécies (IISE), da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. Vale a pena conferir as fotos e o mapa com a localização de cada espécie no site do instituto. A escolha foi feita por uma comissão de especialistas de vários países.
Na medida do que permite sua pouca idade no acervo científico, o fungo bioluminescente Mycena luxaeternajá é velho conhecido de Pesquisa FAPESP. Ele iluminou nossa página dedicada à imagem do mês em novembro de 2009, antes mesmo de oficializada sua descrição por Dennis Desjardin, da Universidade Estadual de San Francisco, na Califórnia, em colaboração com o químico Cassius Stevani, da Universidade de São Paulo (USP), em março de 2010 .
E essa não é a única espécie brasileira de fungo bioluminescente. A reportagem Luzes vivas, que estampou a capa da revista em fevereiro de 2010, conta também sobre outras espécies, a ciência por trás do brilho esverdeado que emitem, possíveis usos e aventuras de descoberta.
Vale revisitar!

—
Serviço Florestal Brasileiro
061 33077248
Deixe um comentário