fbpx

Torre verde em Milão deverá ter autossuficiência energética

A cidade de Milão deve ganhar até o final de 2014 um condomínio vertical cujo projeto promete optimizar, recuperar e produzir a própria energia.

Denominado Bosco Verticale – em português, bosque vertical –  o conjunto inclui duas torres residenciais cobertas por árvores de médio porte, que deverão amenizar a influência do frio e do calor dentro dos apartamentos.

Outra influência no microclima local será a redução da quantidade de partículas e o aumento da umidade – Milão é uma das cidades mais poluídas da Europa.

A irrigação das plantas será feita com água de reuso proveniente do próprio edifício, e sistemas de captação de energia eólica e solar fornecerão toda energia elétrica consumida por seus moradores.

De acordo com os arquitetos, se o condomínio fosse horizontal, ele ocuparia 50 mil metros quadrados de área construída e e 10 mil metros quadrados de áreas verdes.

O projeto faz parte do BioMilano, programa da prefeitura de Milão que pretende ocupar com habitação a zona rural do município.

Fonte : ARCO WEB

_Itália tem primeiro bosque vertical do mundo_  Explorar a verticalidade das grandes cidades é uma lei: arquitetos e urbanistas ao redor do mundo não param de anunciar novos modos de aproveitar o espaço urbano para o bem do meio ambiente. A mais recente proposta veio de Milão, na Itália. O arquiteto Stefano Boeri declarou que seu “Bosco Verticale”, o primeiro bosque vertical do mundo, já está ganhando forma. Anunciado em 2007, o projeto prevê duas torres, de 110 e 70 metros, cobertas por árvores e plantas. Se fosse horizontal, a floresta ocuparia o espaço de um estádio de futebol. Fonte : ISTO É_Laura Daudén

Veja mais: www.stefanoboeriarchitetti.net
Imagens: Stefano Boeri Architetti

 


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.