fbpx

Técnica permite conhecer melhor pragas agrícolas e florestais

Um fio de ouro colocado nas costas de insetos sugadores é capaz de mostrar seu comportamento alimentar. Analisando as informações geradas, é possível definir estratégias de combate a este tipo de praga e, com isso, evitar prejuízos a culturas agrícolas e florestais.

Pode até parecer filme de ficção, mas esta estratégia já é realidade nas pesquisas sobre pragas de grande importância econômica para o Brasil, que atacam culturas como hortaliças, citros, trigo, tomate, arroz e espécies florestais.

De quarta-feira (6) a sexta-feira (8) , um grupo de pesquisadores e estudantes estará em Curitiba/PR para aprender mais sobre a técnica no Workshop Internacional sobre Monitoramento Eletrônico – EPG (Electrical Penetration Graph). Durante os três dias serão realizadas palestras e atividades práticas. O treinamento será ministrado pelo pesquisador Dr. Freddy Tjallingii, da Holanda, e vai contar também com estudos de caso em pesquisas brasileiras.

O EPG pode ser utilizado tanto para avaliação da resistência de plantas a insetos como também para estudo da transmissão de viroses e resposta dos insetos a toxinas, como inseticidas. Os resultados deste tipo de pesquisa podem trazer novas orientações ao manejo integrado de pragas (MIP). Os participantes terão aulas práticas com pulgões que atacam hortaliças, roseiras e espécies florestais.

Como funciona a técnica

O trabalho é feito dentro de uma gaiola Faraday (com isolamento elétrico). Com auxílio de uma lupa, fios de ouro são colocados nas costas dos insetos e conectados a um aparelho que faz a leitura dos eletrodos. Os insetos são colocados em folhas ou ramos do seu hospedeiro, que podem ser diversas espécies de plantas e o aparelho vai fazer a leitura.

Esta leitura é transferida para um computador que transforma a informação em “ondas”, as quais são previamente determinadas para cada grupo de inseto sugador. Por exemplo, há uma onda específica para quando o inseto está somente inserindo o estilete na planta (como se estivesse provando o alimento), outra quando atinge o floema (que é quando efetivamente suga a seiva). Também são registrados o tempo de duração de  cada procedimento.

Estas informações ajudam a entender melhor a resposta do inseto a determinados fatores e mesmo mostrar, por exemplo, se ele ataca melhor uma espécie de planta ou outra. Isso subsidia novas pesquisas para entender a diferença entre as espécies cultivadas e que ações podem ser tomadas para evitar a praga, como por exemplo, o melhoramento genético, clonagem ou mesmo alterações na forma de manejar os cultivos.

Na prática
Uma das pragas a ser estudada durante o curso é o percevejo bronzeado, que recentemente foi introduzido no Brasil e ataca plantios de eucalipto. Por ser uma praga nova, o uso do EPG poderá auxiliar no combate à praga, podendo trazer respostas mais rápidas sobre o comportamento do inseto.

fonte:embrapa

 


Publicado

em

, , ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.