
O principal objetivo do Programa Pro Hotéis é otimizar o consumo de energia elétrica por meio de troca de equipamentos, instalação de novas tecnologias e mudanças de processos. Com este redimensionamento, é possível para os empreendimentos reduzirem em até 50% seu gasto com energia e água.
“Estas medidas de redução de impacto são muito comuns em hotéis da Europa e Estados Unidos e já são iniciativas cobradas pelos hóspedes estrangeiros. Temos que nos alinhar com os padrões internacionais de qualidade tendo em vista a Copa do Mundo e as Olimpíadas e o grande crescimento pelo qual o turismo brasileiro passará”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.
O Pro Hotéis tem como parceiros as empresas Osram, Schneider, Indeco, Ambient Air e Transsen, que oferecem os equipamentos por preços abaixo dos de mercado. O Banco Santander desenvolveu condições especiais de financiamento, permitindo que empreendimentos de diferentes portes possam ingressar no projeto. “Contratar individualmente estes serviços representaria um grande gasto. O Pro Hotéis oferece um pacote só em um valor muito em conta”, aponta Rodrigo Aguiar, da Ages.
Como funciona
O primeiro passo é a realização de um pré-diagnósticosem compromisso, onde as primeiras melhorias são apontadas e de onde se pode estimar a redução de gastos que poderá ser atingida. Com a contratação, uma análise mais aprofundada é executada e as intervenções necessárias apontadas.
A lista de soluções econômicas do Pro Hotéis incluem aquecimento por energia solar, instalação de telhado verde, uso de águas pluviais, troca de equipamentos como elevadores e escadas rolantes para versões mais eficientes, redução do desperdício de água e diversas outras iniciativas.
Fonte : INSTITUTO ECOBRASIL
Deixe um comentário