[SUSTENTABILIDADE] Hoteis Brasileiros dão passo importante com programa de eficiencia energetica

.A Pousada Encantos da Terra adota ações concretas de sustentabilidade visando reduzir impactos ambientais, preservar a natureza na região e ajudar a comunidade a se desenvolver de forma organizada e consistente. Dessa forma, além de ajudar a preservar o meio-ambiente, contribui para a redução de problemas sociais da região. ...Para atestar a seriedade deste trabalho recebemos o Selo Verde do Guia 4 Rodas que é a maior e mais qualificada publicação de turismo do Brasil. Para decidir quais são os hotéis e pousadas que receberão este selo, o Guia 4 Rodas adota os critérios rigorosos do Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), dos Estados Unidos e do Green Star Accreditation, da Austrália, órgãos que são referência mundial na certificação de empreendimentos sustentáveis. Apenas 28 hoteis e pousadas no Brasil receberam o selo em 2009 e 34 em 2010. ...A Pousada Encantos da Terra também foi citada como exemplo de Top em sustentabilidade conforme texto publicado na página 48 da edição de 2009 do Guia 4 Rodas e no site Planeta Sustentável da editora Abril no link http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/. Foto : Divulgação _ Fachada dos fundos

O principal objetivo do Programa Pro Hotéis é otimizar o consumo de energia elétrica por meio de troca de equipamentos, instalação de novas tecnologias e mudanças de processos. Com este redimensionamento, é possível para os empreendimentos reduzirem em até 50% seu gasto com energia e água.

“Estas medidas de redução de impacto são muito comuns em hotéis da Europa e Estados Unidos e já são iniciativas cobradas pelos hóspedes estrangeiros. Temos que nos alinhar com os padrões internacionais de qualidade tendo em vista a Copa do Mundo e as Olimpíadas e o grande crescimento pelo qual o turismo brasileiro passará”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

O Pro Hotéis tem como parceiros as empresas Osram, Schneider, Indeco, Ambient Air e Transsen, que oferecem os equipamentos por preços abaixo dos de mercado. O Banco Santander desenvolveu condições especiais de financiamento, permitindo que empreendimentos de diferentes portes possam ingressar no projeto. “Contratar individualmente estes serviços representaria um grande gasto. O Pro Hotéis oferece um pacote só em um valor muito em conta”, aponta Rodrigo Aguiar, da Ages.

Como funciona

O primeiro passo é a realização de um pré-diagnósticosem compromisso, onde as primeiras melhorias são apontadas e de onde se pode estimar a redução de gastos que poderá ser atingida. Com a contratação, uma análise mais aprofundada é executada e as intervenções necessárias apontadas.

A lista de soluções econômicas do Pro Hotéis incluem aquecimento por energia solar, instalação de telhado verde, uso de águas pluviais, troca de equipamentos como elevadores e escadas rolantes para versões mais eficientes, redução do desperdício de água e diversas outras iniciativas.

Fonte : INSTITUTO ECOBRASIL