fbpx

Sueco cria dispositivo que auxilia “Compras Sustentáveis”

Dispositivo portátil é muito parecido com um smartphone, feito exclusivamente para ajudar quem pretende ir às compras

Com o dispositivo 'Compras Sustentáveis' pode-se comparar os valores nutricionais e também fatores de sustentabilidade como produção, transporte, embalagem entre outros

 O sueco Martin Hanberger desenvolveu o conceito de um dispositivo que auxilia o usuário na hora das compras, chamado “Compras Sustentáveis”. A ideia para a criação surgiu quando o designer passou a estudar os padrões de compras, as necessidades de informações e aspectos psicológicos que envolvem o ato de fazer compras.

O dispositivo portátil é muito parecido com um smartphone, feito exclusivamente para ajudar quem pretende ir às compras. Com ele, pode-se comparar os valores nutricionais e também fatores de sustentabilidade como produção, transporte, embalagem entre outros.

Os consumidores se tornam mais conscientes em relação às suas opções de comprar, quando enxergam todo o ciclo de produção, desde a concepção até o momento em que o produto chega ao consumidor final. Esse é o motivo principal para a criação de Hanberger.

O dispositivo atribui um valor numérico, para que o usuário possa decidir se o item realmente vale a pena de ser comprado ou se ele é sustentável o suficiente. O aparelho leva essa informação e a compara com o perfil, que mostra quão sustentável o usuário quer ser. Além disso, ele pode ser usado para fazer listas de compras e pode ajudar a localizar as posições onde os itens são mantidos dentro do supermercado.

Fonte : EXAME_ Meio Ambiente


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.