fbpx

Senado realiza nesta sexta-feira debate sobre espécies em extinção

A proteção de espécies ameaçadas de extinção no Brasil será tema de colóquio promovido pela Comissão de Meio Ambiente do Senado (CMA). Aberto ao público, o evento será realizado na sexta-feira (14), das 9h às 18h, no Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, no Interlegis (Anexo E do Senado, acessível pela via N2).

O evento resultou de parceria entre a Comissão de Meio Ambiente, o Ministério do Meio Ambiente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), a União Internacional para a Conservação da Natureza(UICN) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O objetivo é discutir a situação das espécies ameaçadas, os modelos jurídicos, a política de conservação e a conexão entre economia e biodiversidade.

O colóquio reunirá especialistas internacionais e nacionais como Simon Stuart, Julia Marton-Lefèvre e Jenny Gruenberg, da UICN; Matthew Shirts, da National Geographic Brasil; Liszt Vieira, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro; o ministro Antonio Herman Benjamin, do STJ; Braúlio Dias, do Ministério do Meio Ambiente; Larissa Maria Lima Costa, do Ministério das Relações Exteriores; Rômulo Mello, do ICMBio; e Cláudio Pádua, do Instituto de Pesquisas Ecológicas. Eles falarão sobre assuntos relacionados a acordos internacionais, proteção das espécies ameaçadas e valoração econômica da biodiversidade.

De acordo com a assessoria de imprensa da CMA, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participará da abertura da programação. O senador Jorge Viana (PT-AC), relator do Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente, será moderador de um dos painéis.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da CMA, também fará a moderação de um dos debates. Segundo ele, o país que lidera o ranking mundial de biodiversidade deve aprimorar cada vez mais suas políticas públicas e as produções científicas associadas à conservação dos recursos naturais. No Brasil há cerca de 210 mil espécies, sendo 134 mil animais e 49 mil plantas. A Lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção abarca 627 espécies.

Fonte : Redação do Senado


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.