As cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo abrigam, nesta sexta-feira (03/06), dois eventos para marcar a contagem regressiva para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, batizada de Rio+20.
O encontro será realizado no Rio de Janeiro de 4 a 6 de junho de 2012.
Bandeira
No Rio, a Prefeitura organiza o evento “Rumo a Rio+20” com a presença do prefeito Eduardo Paes, do secretário-geral da Conferência e subsecretário-geral da ONU para Assuntos Sociais e Econômicos, Sha Zukang. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota e a chefe da pasta do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também comparecerão ao lançamento.
A bandeira da Rio+20 será hasteada pela primeira vez, e o Cristo Redentor, será iluminado com as cores da conferência, como contou à Rádio ONU, o diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil, Giancarlo Summa.
Agenda Política
“Aqui no Brasil, isso tem um valor ainda simbólico e político, talvez maior, porque 20 anos atrás foi a Rio 92 que deslanchou esse processo, e tornou a questão do desenvolvimento sustentável parte da agenda política internacional”, afirmou.
Já em São Paulo, será realizada uma conferência sobre o Ano Internacional das Florestas e um festival de filmes sobre meio ambiente.
Participam do evento, a chefe do Secretariado do Fórum sobre Florestas, Jan McAlpine, e a representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil, Cristina Montenegro.
A conferência, em São Paulo, discutirá os planos do empresariado e da sociedade civil brasileira para a Rio+20.
fonte:Pedro Capello, do UNIC Rio, para a Rádio ONU (*).
Deixe um comentário