Projeto de parque sustentável vence concurso nacional

O escritório Jasmim Manga, de São Paulo, venceu o 3º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano, que selecionou projetos sustentáveis para revitalizar a lagoa dos Oiteiros, em Penedo, Alagoas.

Jasmin Manga /reproduções _ Projeto paisagístico para Lagoa dos Oiteiros, em Penedo (AL) prevê mirante, anfiteatro e pista para atividades físicas

A área fica às margens do rio São Francisco e compreende um matagal e um lago, hoje poluído. A Prefeitura local fará o saneamento e custeará a obra.

Conforme o projeto, a praça terá pista de corrida com equipamentos para atividades físicas, mirante e anfiteatro para abrigar apresentações e feira de artesanato.
“A ideia é que o parque funcione com recursos próprios”, diz a paisagista Alice Rocha, sócia do escritório vencedor.

O projeto, feito em parceria com o escritório americano SRLA Studio, privilegia o uso da energia solar. A pista terá piso especial para drenar a chuva e a irrigação da praça será feita com água da própria lagoa.

Segundo Rocha, a praça terá um “aspecto pedagógico”, para que as crianças aprendam desde cedo a valorizar a água.

O concurso foi organizado pela Associação Nacional de Paisagismo e a Prefeitura de Penedo, com o apoio da Sociedade Americana de Arquitetos Paisagistas.

Nas edições anteriores foram reformados o parque Lagoa dos Pássaros, em Artur Nogueira (SP), e a praça central de Ipameri (GO).

As obras na Lagoa dos Oiteiros devem começar em 2012.

Fonte : Folha.com _Guilherme Genestreti –SÃO PAULO