fbpx

Prêmio Brasil de Ação Ambiental é lançado na Firjan

Evento realizado pela Casa Brasil também tem o apoio do ‘JB

Foi lançado nesta quarta-feira,(20/7), no Fórum Rio Ambiente 2011, organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Prêmio Brasil de Ação Ambiental, uma realização da Casa Brasil, em parceria com o JB. O prêmio vai reconhecer as empresas e organizações que adotam iniciativas sustentáveis em suas atividades produtivas.

A premiação, com estruturação técnica da Firjan, será efetivada nas categorias Ar, Água, Biodiversidade/Florestas, Educação Ambiental, Resíduos, Eficiência Energética, Ecoturismo e Melhor Ação de Comunicação Social em Meio Ambiente. O secretário executivo do prêmio, Ivan Sá Earp de Mello e Silva, explica que alguns dos critérios que serão levados em conta são a capacidade de replicabilidade, a criatividade da iniciativa e a otimização dos recursos naturais.

 Uma iniciativa usada em uma pequena escola, por exemplo, pode ser reproduzida em uma grande indústria, ou em todo um setor

“O conceito e a inovação é que são importantes. Às vezes uma empresa gasta uma fortuna em uma tecnologia, enquanto outras têm uma ideia simples que produz um resultado igualmente benéfico para o meio ambiente”, analisa Ivan.

Segundo ele, a importância de um prêmio como este é reconhecer as boas ideias aplicadas Brasil afora, mas que muitas vezes não recebem a devida atenção.

 “É importante que elas sejam replicadas. Nós queremos apresentar esses trabalhos para todos os setores, para que possam ser reproduzidos e incentivar para que as pessoas continuem se engajando nessa causa do meio ambiente. Uma iniciativa usada em uma pequena escola, por exemplo, pode ser reproduzida em uma grande indústria, ou em todo um setor”, afirma o secretário do Prêmio.

 A secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samira Crespo, deu uma palestra sobre a conferência “Rio + 20” no evento e considerou o Prêmio Brasil de Ação Ambiental um aliado estratégico do governo.

“É um reconhecimento público de quem faz a diferença com práticas sustentáveis e inspira as pessoas que têm vontade de aderir a uma iniciativa dessas, mas não sabe como. Além disso, mostra a evolução do nosso país nesse campo”, salientou a secretária.

As inscrições para o prêmio poderão ser feitas do dia 14 de julho ao dia 10 de setembro, através do site www.jb.com.br/pbaa2011. Apenas pessoas jurídicas poderão se inscrever. A cerimônia de premiação será feita no dia 25 de outubro, na sede da Firjan, no Centro.

 

Fonte: Annaclara Velasco/ Jornal do Brasil


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.