fbpx

Poluição: o perigo está no ar

Ela pode diminuir em um ano e meio a expectativa de vida e é apontada como causa de vinte mortes diárias na região metropolitana

Combater os altos índices de substâncias tóxicas presentes no ar é para São Paulo um desafio comparável a despoluir o Rio Tietê ou acabar com os congestionamentos de trânsito: especialistas sabem que nem os maiores esforços resolverão totalmente o problema. Ainda assim, levar mais a sério a batalha para melhorar o ar que respiramos é uma questão crucial de saúde pública. Hoje, mesmo os paulistanos que permanecem em casa, e não são expostos diretamente à sujeira lançada pelos escapamentos dos automóveis, inalam, a cada dia, uma quantidade de poluentes comparável à de um cigarro fumado até o filtro. Quem amarga com o tráfego lento e intenso está em condições ainda piores. A cada hora gasta no trânsito, é como se a pessoa tragasse outro cigarro. Ou seja, três horas num congestionamento, três cigarros e por aí vai. Agora no inverno, a situação piora. A escassez de chuvas e de ventos torna mais difícil a dispersão dos poluentes.

Além do mal-estar instantâneo causado por tal exposição — irritação nos olhos, boca seca, nariz entupido e garganta ardendo —, há efeitos mais sérios para o corpo humano, como o agravamento de doenças cardiovasculares, que podem levar a infartos e derrames, e respiratórias, como a asma e a bronquite. Também já há estudos que mostram o impacto dos compostos na fertilidade masculina. Diante de tudo isso, acredita-se que a poluição pode reduzir a expectativa de vida em um ano e meio e ser a causa de vinte mortes diárias na região metropolitana. Somadas, as perdas financeiras com internações e redução da produtividade no trabalho chegariam a 1,5 bilhão de dólares por ano. “Trata-se de uma situação de emergência”, afirma o ambientalista Carlos Alberto Bocuhy, membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). “Mas é possível reverter esse cenário, o que depende, sobretudo, de vontade política.”

Não há solução num passe de mágica, mas olhar para o passado pode ser um bom incentivo para agir.

O grande marco para tais reduções foi a criação do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), em 1986, que estabeleceu metas de redução das substâncias liberadas pelos automóveis. Graças a ele, as montadoras viram-se obrigadas a produzir motores mais modernos, catalisadores e filtros, entre outras tecnologias de redução das emissões.

Ao mesmo tempo, a Petrobras começou a distribuir combustíveis de melhor qualidade para se adequar às novidades. O Proconve também abriu as portas para outra medida fundamental na melhoria da qualidade do ar, implementada em 2008: a inspeção veicular, que passou a averiguar se a frota paulistana (só de carros circulantes, são 3,5 milhões) estava de acordo com os limites estabelecidos. Para dar uma ideia da sua importância, um estudo realizado pelo Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da USP concluiu que a vistoria dos 120.000 veículos a diesel realizada em 2010 teria evitado naquele ano 252 mortes. “Os efeitos equivalem à retirada de 1 milhão de carros de passeios antigos das ruas”, acredita o consultor Gabriel Murgel Branco, um dos responsáveis pelo trabalho.

Planeta Sustentavel

Poluição
Poluição

Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Poluição: o perigo está no ar”

  1. Avatar de Missao Tanizaki
    Missao Tanizaki

    As POLUIÇÕES que POUCOS conseguem PERCEBER

    Prezados Cidadãos Brasileiros & Interessados pelo AGUAPÉ,

    Ao receber uma MENSAGEM do Grupo Aquanordeste a Equipe BR do AGUAPÉ acredita ser IMPORTANTE apresentar alguns COMENTÁRIOS.

    Os Seres HUMANOS, na Grande Maioria, estão MAL PREPARADOS e essa SITUAÇÃO é MANTIDA com PROPÓSITOS NÃO–ÉTICOS dos INDIVÍDUOS que atuam por “LUCROS a Qualquer CUSTO” – isso, porém, NÃO vai Prevalecer Eternamente – O Capitalismo SELVAGEM está ENFERMO & MORRENDO porque NUNCA foi AUTO–SUSTENTÁVEL, mas a HUMANIDADE certamente saberá encontrar / estabelecer Um Modelo de Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL / MUNDO, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    As POLUIÇÕES para as Autoridade MUNDIAIS, em sua maioria, são os Gases do Efeito Estufa.

    Para outros são os Resíduos SÓLIDOS …

    Para a Equipe BR do AGUAPÉ as POLUIÇÕES é o Conjunto dos Resíduos (Sólido / Líquido/Gasoso, como em Soluções e Outras Formas, nas Diversas Classes/Naturezas) Produzidas pelas Atividades Humanas, como, também, pelo Meio Ambiente & Biodiversidade.

    Coletando / Reciclando os Resíduos SÓLIDOS, propriamente dito, contribuiu para a Preservação do Meio Ambiente & Biodiversidade, mas é IMPORTE SABER que estamos Muito DISTANTE para, de FATO, estabelecer o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL / MUNDO, de FATO, SUSTENTÁVEL – a continuar nesse Caminho EQUIVOCADO a Grande Maioria vai MORRER antes mesmo de chegar à PRAIA (Sem UTOPIA) e as ESTATÍSCAS tem DEMONSTRADO essa VERDADE DOLORIDA, através do CRESCIMENTO da Incidência / Óbitos pelo Diversos Tipos de CÂNCERES.

    Os Produtos Naturais & Produtos ORGÂNICOS, muito em breve, também, poderão estar POLUÍDOS porque Muito Pouco ou Nada se faz, de FATO, para a Preservação da Qualidade das ÁGUAS – Aprovam–se Excessivas Legislações, mas CUIDAR, de FATO, das ÁGUAS praticamente nada está sendo REALIZADO.

    O AGRAVANTE mais SÉRIO é que as Autoridade Mundiais / PESQUISADORES quase SÓ atendem a DEMANDA dos NÃO–ÉTICOS que servem para Ampliação Gigantesca da Produção de POLUIÇÕES.

    A Cada Novo Produto lançado no MERCADO produz–se um Número Imprevisível de Novos POLUENTES e Potencialidade TÓXICA das mais IMPREVISÍVEIS – O BHC, entre outros TÓXICOS, proibído a várias décadas, até hoje produzem Efeitos Danosos a Saúde Humana porque é de Difícil Degradação no Meio Ambiente.

    Todas ou a Maioria das POLUIÇÕES vão para as ÁGUAS e acabam nos Produtos Agropecuários consumidos pela HUMANIDADE – Essa VERDADE é preciso que as Autoridades Mundiais / PESQUISADORES comecem a ENTENDER e com URGÊNCIA passem a adotar MEDIDAS, de FATO, PREVENTIVAS.

    OBSERVAÇÃO: aguardamos as Suas MANIFESTAÇÕES.

    NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradecerão nesse Momento ESPECIAL.

    LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do A G U A P É
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.