fbpx

Pavimento poroso pode ser a solução para acabar com as enchentes

A criação de um grupo de pesquisadores da Escola Politécnica da USP pode ser a solução para os problemas com inundações nas grandes cidades. O grupo está desenvolvendo um pavimento impermeável, que ao contrário da pavimentação usada atualmente em todo o Brasil, é capaz de reter a água da chuva.

As cidades urbanizadas sofrem constantemente com catástrofes geradas pelas enchentes, por conta da falta de penetração da água no solo. Com o alto volume de água que escoa, quase sem ser absorvida pela pavimentação, as regiões mais baixas da cidade sempre sofrem inundações que prejudicam a população e o governo.

O pavimento poroso está sendo desenvolvido justamente para minimizar os danos causados pelas chuvas, através de uma estrutura que absorva eficiente e mais rapidamente uma grande quantidade de água. Formado por três camadas compostas de asfalto, pedra, concreto e outros aditivos, o pavimento possui espaços que armazenam a água que depois é escoada para os dutos e galerias pluviais.

Ainda não existe um pavimento que suporte os movimentos das vias com tráfego intenso, o projeto atual é direcionado a vilas residenciais e estacionamentos. Porém, é possível que em breve seja alcançada uma adaptação ideal para cobrir as principais vias da cidade.

O investimento nessa pavimentação especial é 20% maior que a comum, mas é preciso levar em consideração que muitos prejuízos causados pelas enchentes podem ser evitados com a utilização do pavimento poroso.

A Prefeitura de São Paulo, que é parceira do projeto, pretende começar a utilizar o pavimento, como testes, ainda esse ano.

Fonte: Exame


 


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.