Paris recebe 60 carros elétricos para uso coletivo

O objetivo é incentivar as pessoas a deixar seus carros em casa para utilizar os pequenos veículos públicos, mais econômicos e menos poluentes

A ideia dos carros elétricos segue o princípio das bicicletas de auto-serviço, as Vélib, que tiveram muito sucesso e funcionam desde 2007 (Thomas Samson/ AFP)

Paris recebeu neste domingo 60 carros elétricos de uso coletivo com o objetivo de transformar os hábitos de transporte dos franceses. São 10 pontos de retiradas e devolução do ‘bluecar’, como foi batizado o veículo, em diferentes bairros da cidade. Ainda em fase de testes, o serviço deverá estar acessível no dia 5 de dezembro, contando com pelo menos 250 veículos. Este número deve aumentar para 2.000 até o fim de junho de 2012.

A filosofia do projeto Autolib é incentivar as pessoas a deixar seus carros em casa e utilizar os pequenos veículos públicos, que são mais econômicos e menos poluentes. A ideia segue o princípio das bicicletas de auto-serviço, as Vélib, que tiveram muito sucesso e funcionam desde 2007.  Como a bicicleta, o carro poderá ser retirado em um ponto e devolvido em qualquer outra estação.

O sistema de veículos de auto-serviço já existe em outras grandes cidades como Nova York. A inovação francesa é que os carros são totalmente elétricos. A bateria tem capacidade para fazer o ‘bluecar’ rodar por 250 km na cidade e 150 km fora dela.

“Este serviço vai complementar os demais meios de trasporte público. Queremos aumentar a oferta”, explicou Annick Lepetit, presidente do sindicato Autolib. Os quatro primeiros anos serão decisivos para o sucesso do projeto. O presidente da fabricante, Vincent Bolloré afirma que já discute a implantação do sistema em outras cidades.

Fonte : VEJA/agência France-Presse