ONU reconhece ações para combate da pobreza e mudanças do clima

O secretariado da Convenção das Nações Unidas para Mudanças do Clima (UNFCCC, em inglês) está lançando uma nova iniciativa que visa valorizar ações nacionais e internacionais em países em desenvolvimento que contribuam para a construção da resiliência às mudanças climáticas, ou com a redução das emissões de gases do efeito estufa, ao mesmo tempo que melhoram a vida da população.

Chamada “Momentum for Change” (algo como ‘Impeto para a Mudança’), a iniciativa será lançada durante a conferência do clima que inicia em Durban na próxima segunda-feira e mostrará esforços que já beneficiam comunidades e famílias pobres. A primeira série de projetos apresentados focará em parcerias público-privadas em países menos desenvolvidos e é financiada pela Fundação Bill e Melinda Gates.

Os critérios elementares para a seleção dos projetos é que contribuam para o combate à pobreza, possam ser ampliados e replicados em outros países.

Entre os projetos já escolhidos estão: a recuperação de efluentes de mineração para água potável, distribuição de fornos ‘limpos’ em países africanos (foto), oferta de micro seguros contra a perda de cultivos por secas e enchentes para agricultores no Chifre da África e uso de “luzes engarrafadas” solares em residências nas Filipinas (foto).

“As pessoas dos países em desenvolvimento estão mais dispostas a agir contra as mudanças do clima quando ao mesmo podem reduzir a pobreza. Portanto é essencial a conscientização sobre estas oportunidades”, comentou a secretária executiva da UNFCCC Christiana Figueres.

O lançamento será no dia 06 de dezembro em Durban e eventos similares ocorrerão durante as conferências do clima nos próximos três anos. Mais informações sobre a iniciativa, incluindo exemplos de projetos e explicações sobre a seleção estão disponíveis clicando aqui (inglês).

Fonte: Instituto Carbono Brasil

ONU reconhece ações para combate da pobreza e mudanças do clima

ONU reconhece ações para combate da pobreza e mudanças do clima