fbpx

No Dia Mundial do Meio Ambiente a personagem Clarinha ensina que cuidar da natureza é coisa séria

Você sabia que exatamente hoje, dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente? Pois é, essa data foi estabelecida em 1972 pela Assembleia Geral da ONU (que você já deve ter ouvido falar, é a Organização das Nações Unidas).

Se você é bom de matemática, vai notar que desde aquela época já se passaram 39 anos, que é bastante tempo. Mas sabe o que é mais interessante? Quando a data foi criada, os problemas ambientais nem eram tão grandes e agressivos como são hoje em dia e a ideia era justamente dar mais atenção a eles para que não se tornassem grandes ameaças ao Planeta Terra como, infelizmente, acabaram se tornando.

É fácil de notar isso tudo. Você já deve ter ouvido falar mais de uma vez sobre incêndios nas florestas, que muitos rios já estão tão poluídos que nem tem mais peixes ou, então, que muitas espécies de animais correm o risco de desaparecer para sempre, como o lobo-guará e o tamanduá-bandeira. E o clima, então? Já está pra lá de maluco com chuvas fortes e calor fora de hora, por exemplo.

Para mostrar que cuidar do meio ambiente também é assunto de criança, o UOL Crianças fez uma entrevista com uma menina linda e criativa que sabe tudo sobre o assunto, a personagem Clarinha. Ela tem só 9 anos, usa uma flor no cabelo, e tem um blog no UOL, o Blog Verde da Clarinha, onde que ela mostra como pode ser fácil e divertido cuidar da natureza. Leia o que ela contou pra gente:

UOL Crianças – Oi, Clarinha. Tudo bem?
Clarinha – Olá! Super bem. Estou contente de conversar aqui com vocês. Essa é a primeira vez que alguém me entrevista!

UOL Crianças – Clarinha, quando foi que você percebeu que é importante cuidar do meio ambiente?
Clarinha – Quando me mudei com a minha família para a vila onde moro hoje, conheci um bosque aqui perto. As árvores eram lindas, tinha um gramado bonito, mas era tanto lixo que mais ninguém brincava por lá. Com meus amigos, limpamos tudo (foi bem divertido!) e percebemos nesse dia o quanto a natureza precisa da nossa atenção. Ficou demais o bosque! Todo lugar deve ser bem cuidado desse jeito, não é?

UOL Crianças – Os seus amigos também se preocupam com a natureza como você?
Clarinha – Muito. Meus melhores amigos, o Tuca e o Toró, que sempre encontro no bosque, têm sempre boas idéias para cuidar dos animais, reutilizar, poupar água. A gente faz tudo junto. A gente se chama de Turma da Árvore!

UOL Crianças – Você já teve que dar bronca em adulto que não cuida da natureza e, por exemplo, joga lixo no chão?
Clarinha – Você acredita que ontem mesmo? Estava no ônibus, tinha saído com a minha avó, aí, ao meu lado tinha um homem com um folheto de propaganda na mão. Não é que ele amassou e jogou direto pela janela do ônibus? Nem disfarçou. Fiquei boba! Na horinha, perguntei se ele não gostava do lugar onde morava, dos seus vizinhos, amigos. Ele não gostou muito (fez uma cara feia pra mim), mas acho que entendeu que todos têm que fazer a sua parte se quiserem nosso ambiente bom pra todo mundo!

UOL Crianças – Você já ouviu falar que muitos animais correm o risco de desaparecer para sempre?
Clarinha – Minha prof fala muito sobre isso na escola, mas sempre acho triste ouvir. Sei que tudo isso acontece, porque muitos não respeitam a casa do animais, que é a nossa também, então ficam sem sua comida ou com o seu ambiente poluído.

UOL Crianças – O que você acha disso?
Clarinha – Eu acho que todo mundo tem que pensar que é responsável e fazer coisas boas para natureza sempre.

UOL Crianças – Conte pra gente algumas coisas que você faz no seu dia a dia pensando na preservação dos recursos da Terra.
Clarinha – Eu e meus amigos vamos juntos para escola em um carro só. Em casa, a gente usa a água da chuva e também da máquina pra lavar a garagem e o quintal. Eu cuido de uma hortinha que adoro em garrafa pet, tenho minha própria garrafinha de água na mochila e reutilizo tudo. Ah! Tenho também uma sacola pras compras com a minha mãe!

UOL Crianças – Como é o seu blog? O que você escreve por lá?
Clarinha – É bem colorido! Adoro ter o blog porque posso conversar com um monte de novos amigos sobre jeitos legais de reaproveitar materiais com muita arte, sobre receitinhas gostosas com frutas, com cascas (adoro cozinhar), sobre brincadeiras no parque… Ah, sobre tudo que é gostoso de fazer e ajuda nosso Planeta.

UOL Crianças – Que tal mandar um recadinho pras crianças do UOL sobre como cuidar da natureza é uma tarefa séria e não tem idade?
Clarinha – Eu penso assim: cuidar da natureza é ter carinho por tudo o que a gente gosta e é sério, mas pode ser super divertido! Tanto faz se você já é adulto ou é criança como eu, eu acho que todo mundo adora ver o céu bonito, a praia limpa, os rios, ver animais felizes quando a gente passeia. Pra isso, todo mundo precisa colaborar! Um beijo para vocês! E venham me visitar lá no blog! Vou gostar muito.

http://criancas.uol.com.br/novidades/2011/06/05/no-dia-mundial-do-meio-ambiente-a-personagem-clarinha-ensina-que-cuidar-da-natureza-e-coisa-seria.jhtm


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “No Dia Mundial do Meio Ambiente a personagem Clarinha ensina que cuidar da natureza é coisa séria”

  1. Avatar de Fred

    Muito bom! Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.