Um navio de Hong Kong foi multado em R$ 107 mil na quarta-feira (17) por emitir gás tóxico durante a operação no porto de Santos.
A partir de denúncias da população sobre o mau cheiro, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Guarujá constataram a irregularidade na embarcação MJ Promise I, que descarregou 31.623 toneladas de enxofre provenientes da Rússia no Terminal Marítimo de Guarujá.
“Ao final do descarregamento, o enxofre fica molhado e vira uma lama preta e malcheirosa. Essa lama de enxofre tem a concentração de sulfito e sulfeto e, com isso, libera o gás sulfídrico e o dióxido de enxofre, caracterizando o odor de ovo podre”, diz em nota a secretaria.
Resultado da decomposição do enxofre, o gás sulfídrico é altamente irritante e pode ser fatal dependendo da concentração. O dióxido de enxofre é um dos principais causadores da chuva ácida.
O enxofre é uma matéria-prima importada em forma de pó amarelo, utilizada principalmente pelas indústrias de fertilizantes e farmacêutica para a fabricação de ácido sulfúrico.
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) também recebeu reclamações de moradores tanto de Santos quanto de Guarujá, mas durante vistoria não constatou o odor fora do terminal –o que caracterizaria irregularidade. Depois de aplicar a multa ao navio, a companhia estuda uma possível penalização do terminal.
Fonte : FELIPE CARUSO
DE SANTOS/ FOLHA
Deixe um comentário