fbpx

NASA lança satélite para observar mudança climática

O aparelho está equipado com cinco instrumentos científicos que poderão analisar a camada de ozônio, medir temperaturas atmosféricas e o movimento das placas polares

Imagem de satélite da NASA: com o peso de 2,13 toneladas, o satélite ficará em órbita a 824 km de altitude e circulará a Terra 14 vezes por dia

Washington – A agência espacial americana (NASA) revelou nesta quarta-feira que está pronta para lançar, no próximo dia 27 de outubro, o primeiro satélite de observação dedicado especialmente à mudança climática.

“O National Polar-orbiting Operational Environmental Satellite System Preparatory Project” ou NPP representa a primeira missão concebida a recompilar dados essenciais para melhorar as previsões meteorológicas a curto prazo e compreender melhor a mudança climática a longo prazo.

O NPP está equipado com cinco instrumentos científicos que poderão analisar a camada de ozônio, medir temperaturas atmosféricas e o movimento das placas polares, assim como monitorar outras geleiras essenciais para a ciência da mudança climática.

“As observações do NPP (…) nos darão uma ideia total das mudanças que ocorrem no nosso planeta”, explicou Jim Gleason, responsável científico deste satélite, no centro Goddard para voos espaciais da Nasa, em Greenbelt (Maryland).

“Estes dados nos ajudarão a melhorar nossos modelos informáticos de previsão da evolução do meio ambiente no futuro”, destacou Gleanson.

“Melhores previsões nos permitirão tomar melhores decisões, inclusive sobre coisas simples, como sair de manhã com um guarda-chuva, ou sobre questões complexas, como reagir à mudança climática”.

Os meteorologistas da Agência Oceânica e Atmosférica Americana (NOAA) incorporarão os dados obtidos pelo NPP em seus modelos para produzir previsões meteorológicas e de vigilância que auxiliem nos serviços de emergência e no combate aos diferentes tipos de catástrofes naturais.

O NPP será lançado por um foguete Delta II da United Lauch Alliance – uma associação entre a Boeing e a Lockheed Martin – da base aérea de Vandenberg, na Califórnia.

Com o peso de 2,13 toneladas, o satélite ficará em órbita a 824 km de altitude e circulará a Terra 14 vezes por dia.

Fonte : EXAME.com_ AFP


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.