fbpx

Mês do Consumo Sustentável

Em 15 de outubro de 2008, a Consumers International, organização mundial das associações de defesa dos direitos do consumidor, fez uma campanha sobre  Consumo Sustentável chamada Consumer’s Action Day. Entidades como as brasileiras Proteste e IDEC mobilizaram suas redes, preparam material informativo e enviaram manifestações ao governo reforçando a importância do tema para o nosso futuro.

O Ministério do Meio Ambiente, envolvido com a temática desde então,  lançou o Dia do Consumidor Consciente em 15 de outubro de 2009, para divulgar um movimento que vem tomando conta do planeta.

Em 2009 e 2010,  o Dia do Consumidor Consciente foi dedicado ao consumo consciente de sacolas plásticas, na esteira da campanha Saco é um Saco e do grande debate nacional sobre o assunto: sacolinha, sacola reutilizável ou caixa de papelão??

Este ano quisemos ser mais audaciosos! Queremos lançar um movimento, lançar uma moda, ser trend toppic no Twitter!

Queremos que todos saibam que o Consumo Sustentável é maneiro, que é fácil de praticar, que economiza água, luz e o planeta.

Que faz bem para o bolso e de quebra você leva uma sensação boa de estar fazendo a sua parte!

Neste Mês do Consumo Sustentável, vamos realizar mil ações,com lançamentos de campanhas e publicações sobre consumo sustentável, dicas e formas de facilitar a sua vida de consumidor consciente.

Fique atento!

Quando você menos esperar, vai estar desligando a luz e indo a pé comprar o pão!

Começou!!!

Outubro começa com essa novidade: agora, as comemorações do Dia do Consumidor Consciente se estendem por todo o mês!!

Observe por aí e inspire-se: muita gente está fazendo alguma coisa para mudar seus hábitos de consumo e garantir a nossa qualidade de vida – sim, por que o planeta, por mais combalido, continuará, mas a qualidade de vida dos quase 7 bilhões de seres humanos pode não ser mais a mesma… Água é um bem tão precioso e escasso, uma em cada seis pessoas no mundo não tem acesso à água potável, e tem gente que ainda usa água para lavar a calçada…

Todos querem um carro, mas ninguém gosta de ficar preso no trânsito e respirar um ar carregado de poluição. Se na sua cidade tem rodízio, respeite e não saia de casa com seu carro no seu dia. Se não tiver, por que não adotar um dia da semana para ir de carona ao trabalho, ou de bicicleta ou mesmo de transporte público? Já imaginou se todo mundo fizesse o mesmo??

Não tem essa de pensar que “eu só não faço diferença”! O mundo inteiro está indo na direção do consumo sustentável, demandando melhores produtos, fazendo um pouquinho todo dia. O que vale é o gesto e o exemplo que ele deixa para pessoas que nem percebemos que estavam ao nosso lado.

Fonte : ASCOM / MMA


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.