Notice: Undefined offset: 0 in /home/dh_pztkek/ambientalsustentavel.org/wp-includes/capabilities.php on line 149

Mar do Norte tem seu maior vazamento de óleo em 10 anos

Um vazamento de mais de 200 mil litros de petróleo, ocorrido na semana passada, foi o maior no Mar do Norte em dez anos, afirmou ontem o Ministério da Energia britânico. O problema ocorreu na plataforma Gannet Alpha, na costa leste da Escócia, de propriedade conjunta da Shell – responsável por sua operação – e da Esso, subsidiária da americana Exxon Mobil.

Glen Cayley, diretor técnico da área de produção e exploração da Shell para a Europa, disse que, apesar de o derramamento ter sido “significativo”, em comparação com o volume que normalmente vaza no Mar do Norte, o óleo não deve atingir a costa, pois as ondas devem dispersá-lo. Não ficou claro quando o vazamento começou. A Shell só comunicou o fato na sexta-feira e no sábado informou que a situação estava controlada.

Cayley disse que a linha de fluxo para a plataforma apresentava ontem vazamento de apenas cinco barris por dia. Ele reforçou que todas as pessoas trabalhando no local estavam seguras. A plataforma segue em operação.

Segundo o governo britânico, o vazamento é pequeno comparado com o ocorrido em uma plataforma da British Petroleum no Golfo do México, em 2010.

As empresas britânicas do setor petrolífero que operam em alto-mar têm ótima reputação quando se trata de segurança, “por isso é frustrante a ocorrência desse derramamento. Levamos muito a sério qualquer vazamento e vamos investigar as causas desse incidente e tirar lições da resposta a ele”, disse o governo. A Guarda Costeira britânica faz voos duas vezes por dia sobre a área para averiguar a situação.

Em comunicado, a Shell declarou que o vazamento cobria uma área de 31 km de largura por 4,3 km de comprimento. A cada ano, há pequenos vazamentos no Mar do Norte. O Departamento de Energia e Mudança Climática da Grã-Bretanha estima que, em 2009, pouco mais de 50 mil litros de óleo vazaram ali.

Ocorrência. O último grande incidente no Mar do Norte ocorreu em 1993, quando o MV Braer, que transportava mais de 80 mil litros de óleo cru, encalhou durante uma tempestade nas Ilhas Shetland. / AP e REUTERS

Fonte: Estadão