fbpx

Governo de Sergipe articula parceria com supermercados visando produtos da agricultura

Em médio prazo, a meta é disponibilizar ferramentas para que os agricultores de Ribeirópolis, Boquim, Lagarto, Simão dias, Umbaúba, Estância, Neópolis, Propriá, Japoatã, Monte Alegre, Poço Redondo, Nossa Senhora do Socorro e Aracaju passem a produzir alimentos de origem agroecológica Foto : Dinulgação

A reunião foi uma continuidade do último encontro, realizado no dia 28, entre Seides e Pão de Açúcar, quando a secretária Eliane Aquino enfatizou que o Governo de Sergipe tem buscado fortalecer a agricultura familiar como forma de combater a extrema pobreza no Estado.

Representantes de cooperativas ligadas à agricultura familiar estiveram reunidos nesta segunda-feira, 3, com a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, com a adjunta Maria Luci Silva e com a compradora do Grupo Pão de Açúcar, Ivoneide Monteiro, para avaliar que produtos da agricultura familiar de Sergipe serão comprados pela rede de supermercado.

A reunião foi uma continuidade do último encontro, realizado no dia 28, entre Seides e Pão de Açúcar, quando a secretária Eliane Aquino enfatizou que o Governo de Sergipe, em parceria com o Governo Federal, tem buscado fortalecer a agricultura familiar como forma concreta de combater a extrema pobreza no Estado. Uma dessas iniciativas é o fomento da parceria com grandes redes de supermercados que se interessem em adquirir produtos genuinamente sergipanos.

“Estamos em busca de abrir o mercado para fortalecer a agricultura familiar. O grupo Pão de Açúcar demonstrou bastante receptividade para atender à nossa solicitação ao ressaltar o interesse em abastecer o Nordeste com a laranja produzida em Sergipe. Outros produtos também foram bem aceitos pelo grupo para o abastecimento local”, informou Eliane Aquino.

A secretária destacou ainda o empenho do Governo para fortalecer a agricultura. “O Governo está trabalhando arduamente para realizar novas parcerias e beneficiar diretamente a agricultura familiar de Sergipe. Na próxima semana, teremos mais uma reunião com outra rede de supermercados para avaliarmos também uma possível parceria”, destacou.

A representante do Grupo Pão de Açúcar, Ivoneide Monteiro, também demonstrou interesse por raízes, folhagens e pela farinha produzida no Estado. “Entendemos que o carro-chefe de Sergipe é a laranja. Temos interesse em comprar o produto para  abastecer os supermercados do grupo do Nordeste, já que o Estado tem produtos suficientes para atender à nossa rede nordestina, explicou.

Já para o abastecimento do supermercado local, podemos pensar em adquirir produtos como folhagens, raízes e farinha. O Pão de Açúcar faz questão de trabalhar junto com projetos que desenvolvam agricultura familiar, por isso o projeto da Seides nos interessou muito”, ressaltou.

O presidente da Central de Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Sergipe (Centrafes), Joelito Costa, colocou as cooperativas à disposição do Grupo Pão de Açúcar para visitação. “Estaremos sempre à disposição dos representantes da rede de Supermercado, caso queiram conhecer os produtos in loco. Garantimos um bom padrão de  qualidade do produto e ficaremos muito satisfeitos em atendê-los”.

Também participaram da reunião representantes da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/SE) e do Instituto de Cooperação Para o Desenvolvimeto Rural Sustentável (Icoderus)

Fonte : Plenário 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.