fbpx

Fundação Amazonas Sustentável leva ribeirinhos para o SWU

ONG trará ao evento artesãs que vão demonstrar a produção de artesanatos feitos pelas comunidades do Amazonas

Fundação pretende realizar com o público do evento, principalmente os jovens, um intercâmbio e a troca de informações entre pessoas de diferentes realidades

 A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), instituição atuante nas comunidades situadas nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado do Amazonas, levará para o Festival SWU 2011 um pouco sobre a realidade dos moradores do interior do Amazonas.

Por meio de duas atividades a Fundação pretende realizar com o público do evento, principalmente os jovens, um intercâmbio e a troca de informações entre pessoas de diferentes realidades: o público do evento, profissionais e beneficiados de projetos da FAS. “Participar desse evento é uma oportunidade que percebemos de levar um pouco sobre a realidade daqueles que vivem na floresta para pessoas que moram em grandes centros urbanos e que não sabem o que acontece no interior da Amazônia”, afirma o superintendente da FAS, Virgílio Viana.

Para isso, a ONG trará ao evento artesãs que vão demonstrar a produção de artesanatos feitos pelas comunidades do Amazonas. Na ocasião, duas mulheres de diferentes comunidades das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Mamirauá e Amanã irão conversar e realizar o artesanato com o público do evento para mostrar um pouco sobre a cultura da floresta Amazônica. Os interessados poderão ainda comprar alguns desses produtos, e colaborar com a geração de renda das comunidades.

Além disso, a Fundação promoverá algumas rádios-novelas, gravadas em um estúdio montado no local, que serão feitas pelo público, que atuará como personagens e contarão ainda com o auxílio de dois profissionais da organização.

Essa atividade faz parte do “Vozes da Floresta”, programa feito em parceria da Fundação com a Rádio Cultura do Amazonas. As gravações feitas no SWU resultarão em capítulos a serem veiculados na rádio e enviados para os participantes. Além disso, por ser uma ONG referência em projetos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), como o Bolsa Floresta e pela sua atuação em mais de 570 comunidades localizadas em 15 Unidades de Conservação do Estado do Amazonas, a FAS foi convidada para participar do II Fórum deSustentabilidade do SWU.

Na ocasião, Virgílio Viana, superintendente geral da Fundação, estará entre os palestrantes do evento, no dia 13 (domingo), das 14h às 17h, para falar sobre Inovação e Sustentabilidade ao lado da atriz Daryl Hannah, das pesquisadoras Milena Boniolo e Carla Mayumi e do cineasta M. K. Asante. Entre os temas abordados nesse painel estará “O valor da floresta em pé”, principal meta da FAS por meio de seus projetos.

Fonte : Carta Capital


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.