fbpx

Ecopavimento, permeável e mais barato que asfalto

Problema típico da urbanização, a impermeabilização do solo contribui para enchentes, porque a água da chuva não tem para onde correr. O ecopavimento pode aumentar a porosidade de estacionamentos e calçadas, embora seja frágil para uso em ruas. “O asfalto tem de 10% a 15% de permeabilidade, e o ecopavimento drena até 90% da água”, diz Paulo Renato Guimarães, diretor da Ecotelhado, empresa que desenvolveu a tecnologia. Confira como o ecopavimento é feito.

1) Nivelamento

Fotos: Ecotelhado/Divulgação

O processo começa com uma camada de terra nivelada, como em uma pavimentação comum. A instalação é simples e dispensa a utilização de maquinário – a não ser que a área seja muito grande, o que exigirá um compactador para executar a terraplanagem.

2) Grelhas

O que garante a drenagem eficaz do ecopavimento são as grelhas alveolares, feitas de plástico reciclado e produzidas em parceria com empresas do ramo. As grelhas são fixadas no piso até formarem uma malha que cubra toda a área destinada ao pavimento ecológico.

3) Lasanha de pneu

4) Parece, mas não é

Pronto, o ecopavimento lembra uma cobertura de terra, brita ou grama. O segredo está nas grelhas, que deixam a drenagem homogênea, evitando a formação de sulcos, poças e barro – problemas comuns em lugares chuvosos sem pavimentação.

Fonte: Gustavo Bonfiglioli/ESTADO de SÃO PAULO

Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Ecopavimento, permeável e mais barato que asfalto”

  1. Avatar de Luiz Medeiros
    Luiz Medeiros

    Estamos interessado, estamos construindo conjunto habitacional em caldas novas goiás, estamos pesquisando ecopavimentos para calçadas ecologicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.