fbpx

Diretores e pesquisadores da Tropical Flora vão à Costa Rica

Até junho de 2012, uma equipe composta por diretores e pesquisadores da Tropical Flora irá até a Costa Rica para acompanhar a fase final de uma pesquisa de plantio de guanandi que dura 18 anos. Para o diretor comercial Rodrigo Ciriello, os resultados em fases anteriores da pesquisa deixaram a equipe técnica motivada e a viagem de 2012 será a comprovação de que os estudos científicos estão no rumo certo.

De acordo com Rodrigo Ciriello, quando a Tropical Flora decidiu plantar o guanandi, em 2003, logo em seguida foi descoberto que na Costa Rica este plantio já havia sido iniciado e que engenheiros florestais brasileiros participavam da pesquisa. “Isso nos ajudou muito no início dos trabalhos porque procurávamos contratar uma assessoria técnica especializada e acabamos fazendo convênios com instituições de pesquisa e contratando cientistas”, comentou Ciriello.

A partir daí, dezenas de pesquisas foram iniciadas com outras espécies de madeiras consideradas nobres. Esta viagem para a Costa Rica será a de verificação do corte do guanandi, embora a Tropical Flora já disponha resultados acima do esperado em outras etapas da pesquisa, como, por exemplo, no que se refere à verificação da produtividade por hectare e no volume de madeira aproveitada em cada árvore. “Acompanhamos cada detalhe dos estudos técnicos. Isso nos motivou a investir em reflorestamento”, disse Cirielo.

As pesquisas na Costa Rica são feitas em parceira com a Fundecor – uma organização não-governamental que trabalha com estudos sobre a madeira na Costa Rica. Neste caso, as pesquisas são voltadas para o guanandi. Hoje, a Tropical Flora desenvolve inúmeras pesquisas com outras instituições, com destaque para a Empresa de Pesquisas Agropecuária (Embrapa), Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira (Ibramen).

Fonte: Painel Florestal

Diretores e pesquisadores da Tropical Flora vão à Costa Rica
Diretores e pesquisadores da Tropical Flora vão à Costa Rica

Publicado

em

,

por

Comentários

Uma resposta para “Diretores e pesquisadores da Tropical Flora vão à Costa Rica”

  1. Avatar de Rubens Pereira Brito
    Rubens Pereira Brito

    Estou iniciando um pequeno plantio de guanadi no Estado do Tocantins e tenho interesse em conhecer as experiencias internacionais desde a pesquisa até a comercialização da espécie. Fiquei interessado na visita a Costa Rica e gostaria de saber se ha espaço para convidados nesta visita.
    Atenciosamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.