fbpx

Cutrale vai cultivar laranja no semiárido

A Cutrale, uma das maiores empresas de suco de laranja do mundo, vai definir até março de 2012 o volume de recursos necessários para iniciar o cultivo e o processamento de laranja na região do semiárido brasileiro.

O investimento partiu de um projeto do Ministério da Integração Nacional apresentado pessoalmente à direção da empresa em março deste ano, que concluiu pela viabilidade após análise técnica.

Segundo o diretor-corporativo da empresa, Carlos Viacava, a etapa agora é analisar os investimentos e fazer um “chamamento” a outros produtores de laranja para cultivar a fruta na região.

Os pomares no semiárido ficarão nas regiões de irrigação entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Nelas, a Cutrale poderá ampliar o sistema de irrigação por meio de PPP (parceria público-privada) com o governo federal.

Dirigentes da empresa Cutrale realizaram uma visita técnica ao polo Petrolina (PE)/Juazeiro (BA) e ao Projeto Baixio de Irecê, na Bahia Fonte : Blog do Geraldo José

Para isso, o ministro Fernando Bezerra Coelho prevê lançar ainda neste mês um programa de irrigação que deverá alcançar R$ 5 bilhões em investimentos no setor, tudo por meio de PPPs.

Viacava afirmou que o projeto tem grandes dimensões e que vai atender, principalmente, o mercado externo, com exportações pelos dois portos de Pernambuco de Recife e de Suape.

O diretor-corporativo da empresa afirmou ainda que o governo deverá ceder terras para o cultivo de laranja aos produtores interessados. “Eles querem desenvolver a região e a irrigação”, disse.

Viacava afirmou, no entanto, que o investimento vai observar o crescimento mundial do consumo de laranja, que está em queda. “O mercado não está crescendo muito. Portanto, vamos adequar os investimentos à realidade.”

Com o cultivo de laranja no semiárido, a empresa também espera reduzir a incidência de doenças nas frutas.

fonte : VENCESLAU BORLINA FILHO
DE SÃO PAULO_ Folha


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.