Coleta de materiais recicláveis: Caculé

UPB _ BOAS PRÁTICAS / Foto _ Divulgação

A prática Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis, desenvolvida pela Prefeitura de Caculé (BA), tem por objetivo diminuir o impacto do lixo sobre o meio ambiente, proporcionar a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade ambiental, promovendo a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, com geração de emprego e renda. O projeto possibilitou a organização de uma cooperativa de catadores de lixo que sobreviviam do lixão da cidade. A cooperativa possui 22 cooperados, responsáveis pelo processo de coleta, triagem e reciclagem de parte do lixo gerado na cidade.

A prefeitura disponibiliza equipamentos de coleta, prensagem e maquinário para produção de vassouras com tiras de plástico retiradas de garrafas PET. São produzidas em média 50 vassouras com material reciclado por dia, que são vendidas para o comércio local. Além disso, todo o material reciclável é separado, prensado e vendido separadamente. Os resultados financeiros são revertidos para as famílias envolvidas no projeto.

A iniciativa já possibilitou a redução do volume de resíduos sólidos despejados no lixão da cidade, principalmente de material com alto ciclo de biodegradação, como plásticos e metais. Entre os resultados estão também o envolvimento da comunidade na separação do lixo; a redução do trabalho infanto-juvenil relacionado ao lixo urbano; a valorização social do catador como profissional e agente ecológico; a criação de oportunidades de trabalho; e a mudança de cultura da população em relação à sustentabilidade ambiental.

Fonte : UPB_ União dos Municípios da Bahia