Coco e bagaço de cana para filtrar a água poluída

projeto utiliza materiais residuais de baixo custo para filtrar água poluída.

Mesocarpo do coco é utilizado para filtragem da água

Uma nova técnica está sendo desenvolvida para filtragem da agua poluída. Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo estão avaliando o mesocarpo do coco e o bagaço da cana, pois ambos são abundantes e baratos no Espiríto Santo.

Além do baixo custo, a sustentabilidade também está relacionada com a pesquisa. Pelo estado ter um acúmulo destes produtos, muitos resíduos eram jogados no meio ambiente e agora servem para pesquisa.

Nos testes, são recolhidos cocos nas praias e levados para o laboratório, onde juntamente com o bagaço da cana, seus contaminantes são retirados. Depois eles são triturados em liquidificador industrial e acoplados a estações de tratamento de água, servindo como um filtro.

O resultado foi que a água ao passar pelo filtro, que contém substâncias ácidas, a água perdeu seus poluentes. Esta técnica garante mais de 90% de eficiência na filtragem. A técnica anterior, que ainda é utilizada no mundo inteiro, é conhecida como carvão ativo, que era mais caro e menos eficaz.

Fonte : Rede Ambiente