fbpx

Cadastro de Iniciativas e Negócios Sustentáveis para o Cerrado

Foto : João Paulo Sotero/SFB

O Cerrado ocupa 22% do território nacional, espalhado por 1.445 municípios em 10 estados e no Distrito Federal. De acordo com o IBGE, aproximadamente 15% da população nacional vive neste bioma, reconhecido como berço das principais bacias hidrográficas e pela ocorrência de elevada diversidade biológica, em torno de 5% da biodiversidade do Planeta. Atualmente, quase metade de sua área original está desmatada, ameaçando a própria existência do bioma.

Considerando a relevância socioambiental do Cerrado e seu quadro atual de desmatamento,  as práticas que se destacam pela valorização dos recursos naturais do Cerrado de forma sustentável precisam ser divulgadas.  Este é o objetivo do Cadastro de Iniciativas e Negócios Sustentáveis para o Cerrado, promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Ministério do Meio Ambiente (MMA). Ele também permitirá a troca de experiências e a reprodução das iniciativas por outras instituições.

As experiências cadastradas serão divulgadas nos sítios eletrônicos do MMA e SFB, que anualmente recebem mais de 2,5 milhões de acessos. A critério do dois órgãos, algumas iniciativas poderão ser escolhidas para compor uma publicação, que apresentará em maiores detalhes práticas que se destacam na promoção do uso sustentável e conservação do Cerrado.

O cadastramento será anual e deverá ser realizado pelas instituições responsáveis pela realização das iniciativas. Podem participar órgãos governamentais, empresas públicas e privadas, fundações, organizações não-governamentais, associações indígenas, comunidades tradicionais ou agroextrativistas e instituições de ensino, pesquisa e tecnologia.

Para 2011, as inscrições devem ser feitas de 19 de setembro a 13 de novembro, por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico. (Ver contatos abaixo)
Categorias

O cadastramento está dividido em cinco categorias:

  • Produção Sustentável
    Uso, recuperação e manejo sustentável dos recursos e produtos da biodiversidade do Cerrado, contribuindo para a geração de benefícios ambientais, sociais e econômicos para a região.
  • Beneficiamento e comercialização eficientes
    Estratégias de beneficiamento e comercialização que agreguem valor aos produtos da biodiversidade do Cerrado, dando viabilidade à produção em escala local e acessando mercados consumidores.
  • Tecnologias socioambientais
    Desenvolvimento de tecnologias (inclusive sociais) para valorização e uso sustentável da biodiversidade do Cerrado.
  • Políticas públicas para o Cerrado
    Políticas públicas que promovam o uso sustentável e a conservação do Cerrado em âmbito local e ou regional.
  • Turismo Sustentável
    Práticas voltadas ao turismo que estimulem o uso sustentável dos recursos naturais do Cerrado, contribuindo para a geração de benefícios sociais e econômicos para a região, e que demonstrem a integração do sistema de produção tradicional e a manutenção da vegetação típica do bioma.

Cronograma 2011

ATIVIDADE DATA
Lançamento 19/09/2011
Prazo para cadastramento das iniciativas 19/09 a 13/11/2011
Prazo de análise das iniciativas que poderão compor uma publicação 14/11/2011 a 17/02/2012
Disponibilização do cadastro nos sítios eletrônicos 02/03/2012
Lançamento da Publicação 22/05/ 2012
Dia Internacional da Biodiversidade

Contatos
Serviço Florestal Brasileiro
Correio Eletrônico: fomento@florestal.gov.br
Telefone: (61) 2028-7263

Núcleo Cerrado e Pantanal/MMA
Correio Eletrônico: nucleocerrado@mma.gov.br
Telefone: (61) 2028-2065


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.