fbpx

Brasil defende aprovação ainda este ano de segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto

O diretor do departamento de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, embaixador André Corrêa do Lago, disse hoje (23) que o segundo período de compromisso para cumprimento do Protocolo de Quioto precisa ser definido na 17ª Conferência das Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-17). O encontro será realizado este mês em Durban, na África do Sul.

Durante coletiva de imprensa, Corrêa do Lago lembrou que o primeiro período de compromisso, estabelecido pelos países, foi de 2008 a 2012. “A questão do tempo é chave e, por isso, o segundo período de compromisso tem um valor específico”, explicou.

O embaixador explicou ainda a existência, neste momento, de uma espécie de negociação paralela em relação ao cumprimento do Protocolo de Quioto – sobretudo entre países ricos, que têm as metas como obrigatórias. “A grande dificuldade dos países desenvolvidos é que eles consideram que o mundo mudou de 1997 para cá e que a relevância dos países em desenvolvimento aumentou. Eles querem diminuir ao máximo essa diferença de obrigação.”

Segundo Corrêa do Lago, uma das estratégias sondadas por governos como Estados Unidos, Japão e Rússia é derrubar o Protocolo de Quioto e conseguir um novo acordo, que inclua também a participação de países como o Brasil. Caso o documento seja anulado, ele alertou para a possibilidade de que nunca mais se consiga um novo acordo – apenas avanços em compromissos voluntários.

“Todos dizem querer um resultado equilibrado em Durban. O que o Brasil considera equilibrado seria a aprovação do segundo período de compromisso que deve se estender até 2020, mesmo com um número menor de países”, disse. “Nenhum país quer sair do [Protocolo] de Quioto para fazer mais do que faria. Todo mundo quer fazer menos”, completou.

Fonte: Agência Brasil

Brasil defende aprovação ainda este ano de segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto
Brasil defende aprovação ainda este ano de segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto

Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.