10 Dicas para o cuidado da Obesidade Infantil

1. Tratar o mais precocemente possível.
As conseqüências do excesso de peso já aparecem na infância, portanto, o tratamento deve se iniciar assim que se faz o diagnóstico.

2. Os pais devem ser modelos de uma alimentação saudável.
O hábito alimentar da criança é, na grande maioria das vezes, um reflexo do hábito alimentar dos pais. Uma criança só irá consumir verduras, legumes e frutas se os pais também o fizerem.

3. As mudanças serão extensivas a toda a família.
Mesmo que haja outros membros magrinhos na família, todos devem seguir a orientação de uma dieta saudável e balanceada. As orientações trarão vantagens para a saúde de todos.

4. As receitas deverão será justadas para que tenham menos gordura.
Em casa que tem criança é comum que haja preparações à milanesa, bolinhos fritos e sobremesas gostosas. Alguns ajustes deverão ser feitos para que no dia-a-dia os pratos sejam assados, grelhados e cozidos, os legumes sejam refogados e as sobremesas sejam mais leves.

5. Estimular o consumo de verduras e legumes.
Para as crianças seletivas, é fundamental que se trace uma estratégia para aumentar a variedade de alimentos consumidos na dieta, especialmente frutas, verduras e legumes.

6. Estimular o consumo de leite.
O consumo de refrigerante vem aumentando à medida que o consumo de leite vem diminuindo. O leite é fundamental para garantir a saúde óssea e não pode estar de fora da alimentação infantil.

7. Estabelecer uma freqüência e quantidade adequadas para extravagâncias.
Claro que guloseimas serão permitidas. Mas é bom estabelecer uma regrinnha com relação à quanto e quando. Podemos, por exemplo, liberar numa festinha de aniversário, mas controlar um pouquinho no fim de semana subseqüente.

8. Ajustar o lanche da escola.
O lanche pode ser muito saudável e gostoso se levado de casa. Estabelecer uma freqüência semanal para compras na cantina é uma boa idéia.

9. Fazer mais exercício.
Para o tratamento da obesidade infantil é fundamental a prática de exercícios físicos.

10. Não se esquecer das fibras.
As fibras dão mais saciedade e auxiliam muito na adesão à dieta.

Obesidade Infantil

Obesidade Infantil

Fonte: Endoclínica Issac Benchimol

http://www.isaacbenchimol.com.br/endoclinica/component/content/article/74.html