fbpx
Programe-se para o Dia Mundial Sem Carro

Programe-se para o Dia Mundial Sem Carro

Se você leu as razões pelas quais ainda vale a pena organizar um Dia Mundial Sem Carro, vai entender por que tem muita gente que ainda se mobiliza para realizar atividades especiais para a data, principalmente em São Paulo.

De coletivos autônomos e organizações não-governamentais dos mais diversos segmentos, até empresas privadas e o poder público, em 2012 tem muita gente participando do DMSC. São programações oficiais e extra-oficiais, para quem pedala ou apenas acredita que a cidade pode ser um lugar melhor de se viver e conviver.

Os interesses podem ser os mais diversos (é ano de eleição e a bicicleta está cada vez mais presente no debate eleitoral), mas todos convergem para ações que pretendem promover uma reflexão sobre questões ambientais, de mobilidade urbana, qualidade de vida e, ao mesmo tempo, estimular a convivência entre as pessoas.

Neste ano, entidades e coletivos voltaram a se reunir em rede para organizar atividades na região da Paulista. A Semana da Mobilidade ganhou diversas programações, algumas delas que já vêm sendo realizadas há alguns anos, como a Vaga Viva, organizada na sexta-feira (21/09).

Já no dia 22, a avenida Paulista será ocupada por coletivos e entidades que promoverão diversas atividades. Oficinas para aprender a pedalar, de conserto de bicicletas, exposições e música fazem parte da Praia na Paulista.

Imagem: divulgação

No fim do dia, quem ainda estiver pela praça do Ciclista, pode acompanhar a tradicional Bicicletada do Dia Mundial Sem Carro, com trajeto definido na hora e coletivamente.

Quem participar das atividades do DMSC realizadas na Paulista vai cruzar com a Ciclofaixa de Lazer, da Prefeitura de São Paulo, que estará aberta excepcionalmente (a operação ocorre apenas aos domingos e feriados). As ciclofaixas das zonas sul, oeste, norte e leste também estarão funcionando, como parte da ação do poder público municipal para o DMSC, que envolve ainda o reforço de algumas frotas de ônibus da cidade.

A Associação dos Ciclistas Urbanos – Ciclocidade – repete o Café da Manhã do Ciclista no DMSC 2012. O evento, realizado desde 2010, desta vez será na avenida Eliseu de Almeida, chamando atenção para a construção da ciclovia prometida para a região. Ciclistas da comunidade vão promover uma pedalada pela manhã, que passará pelo café.

Imagem: divulgação

No mesmo evento, a Ciclocidade divulgará os resultados da contagem de ciclistas realizada neste ano e um dossiê sobre os projetos de infraestrutura cicloviária desenvolvidos para a região.

unidade do SESC Consolação participa do DMSC 2012 com palestra do ciclista Arturo Alcorta, criador do site Escola de Bicicleta, e oficina de mecânica básica para ciclistas. Já o SESC Belezinho promove bate-papo e pedalada com o pessoal do Vá de Bike e do Bike Anjo.

Fechando a Semana da Mobilidade ainda tem pintura dos muros da Ciclovia do Rio Pinheiros no evento Bicicromia, realizado pelo Instituto CicloBR, com participação do artista Mundano e da oficina Mão na Roda, da Ciclocidade.

Imagem: divulgação

Não importa a região da cidade, vai haver alguma programação que se encaixe na agenda de quem não está preso no trânsito.

Programe-se acessando:
Dia Mundial Sem Carro 
Praia na Paulista 
Ciclocidade 
SESC Consolação 
Vá de Bike 
Bike Anjo
CicloBR

Fonte: O Eco

Programe-se para o Dia Mundial Sem Carro
Programe-se para o Dia Mundial Sem Carro

Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.