fbpx

No México, lixo reciclável poderá ser trocado por alimento

A Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do México inaugurará, no começo de março, o Mercado Barter, que trocará resíduos recicláveis por alimentos como frutas, legumes e hortaliças, além de flores e plantas da região.

Os objetivos do projeto são estimular a separação dos resíduos sólidos e sua reciclagem e valorizar a produção agrícola local. Todo primeiro domingo do mês, os moradores da cidade poderão entregar vidro, papel, papelão, latas de alumínio, garrafas PET e embalagens longa vida. Os materiais deverão estar limpos e bem separados.

Cada pacote de resíduos – que deverá ter no mínimo 1 kg e no máximo 10 kg por pessoa – será convertido em “pontos verdes”, que serão usados na compra de produtos cultivados em áreas agrícolas dos arredores da capital mexicana. Os pontos de troca serão espalhados por parques da Cidade do México, sendo que o primeiro a receber o projeto será o Chapultepec.

O valor dos materiais recebidos será estabelecido pela Secretaria, mas deverá ser maior do que o preço dos resíduos no mercado formal de reciclagem. Segundo a secretária Martha Delgado, a capital produz 12 milhões de toneladas de resíduos sólidos por dia e apenas 12% deles é reciclado.

Autor: Marina Franco

Fonte: Planeta Sustentável


Publicado

em

, ,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.